OAB sedia última reunião do ano do Conselho Penitenciário

06/12/2018 15h21 - Atualizado em 12/12/2018 15h27
Créditos: Divulgação
Membros do Conselho de Políticas Penitenciárias após reunião na OAB-TO

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) sediou, na manhã desta quinta-feira, 6 de dezembro, a última reunião do ano do Conselho de Políticas Penitenciárias do Tocantins. O conselho, que tem o objetivo de acompanhar todo o sistema de execução penal do Estado, é composto por diversas entidades, como a própria OAB, a Defensoria Pública do Estado, a Defensoria Pública da União, o MPE (ministério Público Estadual), o MPF (Ministério Público Federal), a Unitins, profissionais do Direito Penal, representantes dos órgãos estaduais, entre outros.

Conforme o secretário-executivo, Geraldo Cabral, um dos temas principais que pautou a reunião desta quinta-feira foi a situação do presídio de Barra da Grota, em Araguaína. O estabelecimento penal foi alvo de uma rebelião em outubro.

Cabral explicou que o presídio possui uma boa estrutura, mas precisa ser dotado de mais servidores. A questão da morte dos nove presos também foi debatida. As secretarias de Segurança Pública e Cidadania e Justiça vão ser questionadas pelo conselho sobre os fatos.