Notícias

Câmara Municipal realiza homenagem aos 30 anos da OAB Tocantins

11/04/2019 17h06 - Atualizado em 17/04/2019 11h40

Via ASCOM OAB/TO

A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta quinta-feira, 11, sessão solene em homenagem aos 30 anos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins.

"A Advocacia é indispensável à administração da Justiça e nós estamos atuando com firmeza para defender a papel da Ordem em defesa da advocacia e na representação da sociedade civil organizada, desempenhando o papel de guardiões da democracia e da constituição", ressaltou o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

A cerimônia foi proposta pelo vereador Diogo Fernandes e aprovada por unanimidade pela Casa de Leis Municipal. “São nestes momentos de comemoração que normalmente a sociedade busca uma reflexão sobre a instituição homenageada e hoje a gente queria contribuir com o fortalecimento da advocacia no Tocantins”, disse Fernandes.

Na ocasião a OAB/TO foi homenageada em nome do presidente, Gedeon Pitaluga, e foi reconhecida pelas autoridades presentes como uma das instituições mais importantes do Tocantins. Força e credibilidade que marcam a história de quem ajudou a entidade a conquistar o prestígio que ela possui atualmente.

“Eu acompanhei quase toda a história da Ordem no Tocantins, fui o primeiro presidente da Comissão da Advocacia em Início de Carreira e hoje ao longo destes 30 anos a gente vê a evolução da OAB, que tem uma história que se confunde com a do Estado. É muito gratificante ver o quanto a Ordem cresceu e se aprimorou ao longo do tempo”, destacou Marcelo Wallace, ex-presidente da CAATO e ex-conselheiro da OAB/TO.

Alguns dos ex-presidentes que fizeram parte da história da Ordem também estiveram presentes na homenagem e ressaltaram a felicidade de ver as justas homenagens à instituição, que tem ao mesmo tempo que defender os direitos da advocacia e também da sociedade.

“Quando uma instituição republicana como a OAB recebe homenagens do parlamento Municipal e Estadual antes de tudo aumenta a nossa responsabilidade na busca do aprimoramento do Estado Democrático de Direito, da defesa da constituição e também dos advogados”, disse o ex-presidente da OAB/TO, Ercílio Bezerra.

O Juiz Eleitoral e ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Tocantins (Caato), Marcelo Cordeiro, também ressaltou a importância da advocacia para o pleno andamento da justiça. “A OAB lutou arduamente pela estruturação das carreiras jurídicas como são hoje”, afirmou Cordeiro.

Procuradoria de Prerrogativas
O procurador de Prerrogativas, Paulo Roberto Silva, destacou a importância do papel histórico da OAB/TO. “A ordem é uma luta de 100 anos e foi criada para defender a sociedade, a democracia e o Estado democrático de direito. Hoje nós lutamos também pelas prerrogativas da advocacia e respeito de todos que atuam profissionalmente na área, não apenas em nome da classe, mas do cidadão que merece ter seus direitos preservados”, afirmou Silva.