OAB/TO realiza audiência pública sobre reforma política

Publicada em: 07/11/2019 - 16h 56min
Atualizada em: 11/11/2019 - 10h 55min

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a OAB Tocantins irão realizar de forma conjunta audiência pública sobre a reforma política no país, na próxima segunda-feira, 11, na sede da Ordem em Palmas, a partir das 9 horas. As inscrições estão abertas no site da Escola Superior da Advocacia e garantem aos participantes um certificado de 4 horas https://bit.ly/2Nj38XL

O evento vai contar com a presença de líderes nas áreas política e jurídica do Tocantins, além de ter a condução da presidente da Comissão Especial de Estudos da Reforma Política do Conselho Federal da OAB, Luciana Diniz Nepomuceno.

“A OAB sempre esteve presente nas discussões que afetam diretamente a sociedade. Com a reforma política não seria diferente, a Ordem está realizando audiências públicas sobre o tema em todo o país para que a nossa posição reflita de fato a voz da advocacia e da sociedade. Todos os tocantinenses estão convidados”, disse o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

Debatedores confirmados

O debate sobre cota de gênero e meios possíveis para ampliar a inserção das mulheres nos poderes será abordado pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. Para conduzir as discussões sobre voto distrital está confirmada a participação do jurista e juiz membro do TRE/TO, Márcio Gonçalves.

Outros temas que dividem opiniões na sociedade serão abordados durante dos debates como votação impressa e em urna eletrônica pelo jurista e juiz membro do TRE/TO, Marcelo César Cordeiro, e as candidaturas avulsas como alternativa de participação política sem o monopólio dos partidos para escolha de candidatos às eleições através de movimento de renovação política, conduzida pelo presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/TO, Fernando Araújo Luz.

Organização da Audiência Pública

Fazem parte da organização do evento a presidente da Comissão Especial de Estudos da Reforma Política do Conselho Federal, Luciana Diniz Nepomuceno, o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, a secretária-geral da OAB/TO, Ana Laura Pinto Cordeiro de Miranda Coutinho, o diretor-geral da ESA/TO, Guilherme Augusto Martins Santos, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/TO, Fernando Araújo Luz, e o presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB/TO, Jackson Pacini Leal Júnior.