Página inicial > Arquivo OAB > OAB lança na Internet campanha em prol de atos de democracia

Escolas ainda podem agendar visita da Campanha Estadual Contra à Corrupção Eleitoral

A Comissão de Acompanhamento do Processo Eleitoral e Combate à Corrupção da OAB Tocantins vai continuar a percorrer as escolas de Palmas até a sexta-feira, 1º de outubro, vésperas das Eleições 2010. A escola que desejar receber a Campanha deve entrar em contato com a OAB/TO pelo telefone 63 3212-9624 e agendar a visita. A ação faz parte do Movimento Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral, "Voto não tem preço, tem conseqüências". O objetivo é levar aos jovens informações importantes sobre o processo eleitoral, em especial sobre como defender o exercício do voto das tentativas de corrupção. Durante o evento, é apresentado um vídeo da peça "Voto Vendido: Consciência Perdida", promovida por servidores do Tribunal Regional Eleitoral - TRE. "Nós ficamos impressionados com os dados divulgados pela Justiça Eleitoral que mostram que o Tocantins é o Estado que tem o maior número de políticos processados por compra de votos. Então, nós entendemos que são essas crianças que irão nos ajudar. Nós vamos incutir neles informações importantes sobre o problema para que isso chegue aos seus pais e seus familiares, para que as crianças digam pra eles que não vendam seus votos", afirmou o presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo Eleitoral e Combate à Corrupção, Epitácio Brandão, também vice-presidente da Seccional Tocantins da OAB. Compra de votoA compra de voto continua sendo o crime mais cometido durante o período eleitoral, mas nem sempre os envolvidos com esse ou outros tipos de delitos acabam punidos. Nos últimos quatro anos, a Polícia Federal abriu mais de 20 mil inquéritos, mas apenas 25% dos acusados foram indiciados. E nesse ranking, o Tocantins lidera, vergonhosamente, os casos de políticos indiciados por crimes eleitorais. Foram 841, entre os anos de 2006 a 2009. Além do trabalho educativo, a campanha atua firmemente no combate à corrupção. Existe um email disponibilizado pela OAB: o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Nele pode-se encaminhar a denúncia para ser investigada numa parceria com o Ministério Público Eleitoral. ParceriasA campanha conta com parceria da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (ASMETO), Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (ADPETO), Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral (MNCCE), Organização Jaime Câmara (OJC), Arquidiocese de Palmas, Grande Loja Maçônica do Tocantins e Caixa de Assistência dos Advogados (CAATO).