Página inicial > Arquivo OAB > OAB incluirá Filosofia do Direito no primeiro certame de 2013

Artigo: O compromisso do eleitor ainda não terminou

Estamos a 15 dias do segundo turno das eleições presidenciais. Se por um lado, o clima de campanha nas ruas foi apaziguado com a definição das eleições proporcionais e majoritária (Senado e Governo Estadual), por outro faz se, agora, o momento certo para o tocantinense refletir sobre o que queremos para as próximas eleições, tanto quanto o que queremos para o futuro do Brasil. Infelizmente, foi constatado que ainda persiste o costume de muitas pessoas das cidades tocantinenses de não dormirem nas madrugadas que antecedem o dia das eleições, a espera dos cabos eleitorais que passam distribuindo dinheiro, comprando votos. Aliás, este é o crime mais cometido durante o período eleitoral. Nos últimos quatro anos, a Polícia Federal abriu mais de 20 mil inquéritos, mas apenas 25% dos acusados foram indiciados. E nesse ranking, o Tocantins lidera, vergonhosamente, os casos de políticos indiciados por crimes eleitorais. Foram 841, entre os anos de 2006 a 2009. Salvo raríssimas exceções, é fácil perceber, por exemplo, que foram eleitos no Estado os parlamentares que mais tiveram dinheiro para gastar na campanha eleitoral. Daí a importância da conscientização junto aos estudantes, com vistas a incutir nos futuros eleitores a consciência eleitoral, a compreensão do que implica uma decisão baseada nos míseros reais oferecidos por um candidato, que neste ato demonstra muito do que vai basear o seu governo. Os jovens, por sua vez, discutirão a questão em casa com seus familiares, exercendo o importante papel de multiplicadores. A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Tocantins, tem cumprido seu papel com resultados positivos na garantia ao livre exercício do voto, na defesa da democracia. Mas ressalta-se que apesar das ações do Movimento Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral, com a oportuna Campanha O Voto não tem Preço, tem Consequências, o resultado das urnas ainda reflete a forte incidência do poder econômico sobre o resultado das eleições. Enquanto essa semente, plantada em cada aluno tocantinense, não germina, nos resta apostar todas as fichas na convicção de que o eleitor tem mais uma chance de refletir sobre o voto consciente e o poder para mudar essa realidade. Epitácio Brandão é vice-presidente da OAB-TO e presidente da Comissão de Acompanhamento Eleitoral e Combate à CorrupçãoE-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.