Página inicial > Arquivo OAB > ENTREGA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL - PALMAS

Advogados devem se cadastrar para mini-cursos sobre Certificação Eletrônica

Todos os advogados que desejam participar dos mini-cursos sobre o novo processo judicial eletrônico devem se cadastrar a partir das 14 horas, desta segunda-feira, 22, na Sala do Advogado do Tribunal de Justiça ou diretamente na sede da Seccional da Ordem, em Palmas. O mini-curso é de graça, a única exigência é que ao advogado esteja em dia com a anuidade. Sobre o curso:Quem ministra é a diretora da Escola Superior de Advocacia do Paraná, advogada Rosane Wendpap, que falará sobre o tema "Processo eletrônico e a facilitação da atividade profissional do advogado" e o Juiz Federal Friedman Wendpap, que discorrerá sobre o tema "A informática como facilitadora do acesso ao Poder Judiciário". Essa capacitação tem por objetivo preparar o advogado para a utilização de ferramentas tecnológicas que vêm sendo implementadas pelo Poder Judiciário, preparando tecnicamente e de forma prática o advogado para fazer uso da Certificação Digital e demais sistemas processais eletrônicos, pontuando noções básicas de informática, programas de conversão de dados, procedimentos para escanear documentos e armazenamento de informações. "Durante o decorrer do curso será abordado também os procedimentos para aplicar a Certificação Digital, trazendo para a sala de aula a parte prática desta nova ferramenta. Também serão abordados institutos como a integridade, autoria, acessibilidade, sigilo das informações e tempestividade", explicou a advogada Rosane Wendpap. Os mini-cursos oferecidos fazem parte do Ciclo de Palestra com o tema: "O Processo Judicial Eletrônico", iniciado na manhã desta segunda-feira, 22, no Tribunal de Justiça. O evento é uma parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins (OAB/TO), da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (ASMETO) e do Tribunal de Justiça. Certificação DigitalA certificação digital tem o objetivo de aumentar a segurança e diminuir custo e tempo de tramitação processual, sendo um documento que permite a assinatura de atos processuais em formato eletrônico. O Processo Eletrônico, na prática, é todo feito por via eletrônica, gerando mais rapidez no andamento dos processos e reduzindo a burocracia. Para ter acesso ao peticionamento eletrônico, os advogados devem estar inseridos no processo de certificação digital. Para tanto, todos os cartões dos advogados já contam com um chip que possibilita o acesso ao sistema. "O diploma por si só não basta, a formação continuada é essencial. É importante que todos tenham em mente que precisamos fazer esta inserção nas novas tecnologias com a máxima urgência, sob pena de não mais terem condições de exercerem dignamente seus ofícios", afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, Ercílio Bezerra.