Página inicial > Arquivo OAB > Justiça atende OAB-TO e manda delegados darem acessos a processos da Jogo Limpo

Conselheiros federais da OAB/TO participam de Marcha Contra a Corrupção em Brasília

Os conselheiros federais da OAB/TO, Manoel Bonfim, Antônio Pimentel e Carlos Augusto, em substituição ao conselheiro federal licenciado, Mauro Ribas, participaram de mais um protesto, em Brasília, do Movimento Brasil Contra a Corrupção. O manifesto se concentrou em frente ao Museu da República e seguiu até a Praça dos Três Poderes, em frente ao Congresso Nacional. O movimento, com apoio da OAB, defendeu com faixas o poder de punição do CNJ a magistrados corruptos. Os advogados - inclusive o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante - estavam vestidos com camisetas pedindo a manutenção dos poderes do CNJ para a investigação de juízes. O representante da OAB junto ao CNJ, conselheiro Jefferson Kravchinchin, também participou da Marcha. Foram quase três horas percorrendo a Esplanada dos Ministérios. Segundo a estimativa da Polícia Militar, 20 mil pessoas participaram do movimento. Além de faixas que lembraram vários casos que indignaram a opinião pública nos últimos anos, desta vez os manifestantes levaram à Esplanada uma enorme pizza para representar o engavetamento de casos de corrupção. Os organizadores já planejam ações para os próximos meses, entre elas manifestações pontuais em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela manutenção da Lei da Ficha Limpa - que veta candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados ou que renunciaram ao mandato para escapar da cassação - e também a garantia dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma ação direta de inconstitucionalidade questiona a legalidade da atuação do conselho na investigação e punição de juízes. Na galeria de fotos do site da OAB, você pode conferir mais registros dessa manifestação. (Com informações do CFOAB)