Página inicial > Arquivo OAB > Movimento em defesa de mais verbas à saúde pública intensifica em março

Entrevista: “Essa é a pior safra de prefeitos eleitos no Tocantins”

Em entrevista concedida ao jornalista Ruy Bucar, publicada no Jornal Opção desta semana, o presidente da OAB-TO alerta para o nível alarmante da corrupção no Estado que, segundo ele, alcança todos os poderes. Ele defende que o Tocantins precisa urgentemente ser passado a limpo. Denuncia que o índice de corrupção no Estado é alarmante e que atinge indistintamente todos os poderes. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)—seccional Tocantins, Ercílio Bezerra, aponta que o aspecto mais grave deste ciclo vicioso da corrupção é a interferência do Executivo nos outros poderes. E vai mais longe, acusa o eleitor de também ser responsável por este processo ao votar em pessoas que ele não confia, “mas dá um mandato para representá-lo,” observa. O presidente avalia que a ingerência do governo provoca danos ao funcionamento do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa, que se tornam poderes subservientes ao Exe­cutivo e deixam de cumprir suas funções. “Alguns desembargadores têm verdadeira veneração pelo governador,” observa o presidente, que explica que no Tocantins os poderes carregam vício de origem, nos 23 anos do Estado os integrantes de todos os poderes foram indicados por um mesmo governante. Sobre o escândalo no Tribunal de Justiça do Tocantins, a mais alta corte da Justiça do Estado, que culminou com o afastamento de 4 dos 12 desembargadores que compõem o TJ, o presidente observa que a denúncia de venda de sentença já era do conhecimento de vários órgãos de imprensa, mas se demorou muito para comprovar a necessidade de apuração e agora precisa haver punição. “O reflexo é o mais negativo possível, mas também tem seu lado positivo se essa investigação chegar ao ponto de esclarecer e punir efetivamente os culpados.” Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção Ercílio Bezerra fala ainda sobre polêmica em torno exame da Ordem, explica os motivos da baixa avaliação das faculdades de Direito e defende a ideia de que a sociedade precisa exercer melhor o controle dos poderes. Por fim, considera inaceitável o número de prefeitos tocantinenses respondendo a processo por improbidade administrativa. Bezerra convoca a sociedade a dar um basta neste tipo de corrupção. “O voto é um instrumento fantástico, se exercido na sua plenitude, com sua independência é uma arma fortíssima contra a corrupção e o abuso de poder”, reforça.Confira aqui a íntegra da entrevista.