Página inicial > Arquivo OAB > Conselho da OAB/TO discute realização de Audiência Pública sobre a Saúde e Lei Complementar que transformou lotes em áreas para construção de postos de combustível, na Capital

Advocacia tocantinense é representada por dois novos juízes no TRE

Mauro José Ribas e João Olinto Garcia de Oliveira, oriundos da classe dos advogados, tomaram posse na terça-feira, 07, como novos membros da Corte Eleitoral do Tocantins em cerimônia realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). A cerimônia contou com a presença do presidente da OAB/TO, Ercílio Bezerra, do vice-presidente da OAB/TO, Epitácio Brandão, além de membros do Conselho Seccional, presidentes de Comissões, dentre outros advogados. “Esses integrantes são egressos do quadro da atual gestão da Ordem, um sendo Conselheiro Federal, outro membro do Tribunal de Ética. Isso representa, sem dúvida nenhuma, que esses novos juristas que passam a integrar o Tribunal Regional Eleitoral trazem na sua formação o pensamento classista”, afirmou o presidente. Durante a solenidade também foi empossado como Corregedor Regional Eleitoral o já membro do pleno, também vindo da advocacia, juiz José Ribamar Mendes Júnior. Solenidade Após declarada aberta a sessão, o Juiz Mauro José Ribas foi conduzido ao púlpito para juramento e assinatura do termo de posse pelo Desembargador José de Moura Filho e pelo Juiz Mauro José Ribas. Em seguida, os juízes José Ribamar Mendes Júnior e Waldemar Cláudio de Carvalho conduziram o Juiz João Olinto Garcia de Oliveira ao púlpito para prestar o compromisso e assinar o termo de posse. “Nesse momento de extrema alegria que assumimos a democracia neste estado, serei aqui um juiz representante da advocacia. Esta nova ordem democrática que surge no país, impõe integridade na conduta e um passado livre de mácula”, comentou Mauro José Ribas. João Olinto reafirmou o “empenho que terei em desempenhar as atividades de juiz membro. Agradeço a classe dos advogados e prometo que tudo farei para respeitar as prerrogativas da classe”, disse a mesa do Pleno e ao público. Autoridades presentes O Desembargador Marco Villas Boas lembrou dos “quase dois anos de ausência da classe dos advogados nesta Corte. Esse é um momento de muita alegria para nós do Pleno”. A mesa da Sessão Solene contou com a presença do Vice-Presidente do TRE-TO, Desembargador José de Moura Filho, o Procurador Regional Eleitoral, Rodrigo Luiz Bernardo Santos, o Juiz Federal Waldemar Cláudio de Carvalho, o Corregedor Regional Eleitoral José Ribamar Mendes Júnior, o Ouvidor Regional Eleitoral Zacarias Leonardo e o Diretor-Geral do TRE-TO, Francisco Cardoso. Como convidados também participaram da mesa o Governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Jacqueline Adorno, a Corregedora Geral de Justiça, Desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente, o Presidente da OAB, Ercílio Bezerra, e o Presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins, Raimundo Moreira. Perfil dos juízes João Olinto Garcia de Oliveira é graduado em direito pela Universidade Católica de Goiás. Em 2007, concluiu pós graduação em Direito Processual Civil e Direito Civil pela Faculdade Albert Einstein de Brasília em 2007. Atualmente mora em Araguaína. É advogado membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/TO. Mauro José Ribas é advogado e bacharel em administração de empresas, paranaense de Palmeira, residente de Palmas. Graduou-se em direito e administração de empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Fez pós-graduação em Direito e Estado pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. É Conselheiro Federal da OAB/TO.