Página inicial > Arquivo OAB > OAB/TO dá apoio jurídico aos manifestantes

ARTIGO: Saindo na frente

Na implantação do processo eletrônico, o Tocantins esta na vanguarda. O que o Tribunal Superior do Trabalho descobriu agora, em terras tocantinenses já é feito desde março de 2011. A participação da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins, bem como de todos os participes do Sistema de Justiça foi capitaneada na Gestão da então Presidente do Tribunal de Justiça Desembargadora Jaqueline Adorno, e vem demonstrando que o sucesso da implantação de um processo dessa envergadura requer a participação e o comprometimento de todas as entidades envolvidas sejam elas, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Segurança Pública, Procuradoria do Estado dentre outros. Desde outubro de 2012 o Poder Judiciário Tocantinense opera com 100% dos novos processos na forma eletrônica. No segundo grau, não há mais processos físicos. Os Desembargadores e Advogados trabalham com a modernidade virtual sem qualquer dificuldade. No primeiro grau, além dos Juizados Especiais que já operavam com processo eletrônico (PROJUDI), já temos, pelo menos, duas varas 100% eletrônicas a 2ª Vara Cível e 3ª Vara Criminal, todas da Capital. Tem-se noticias de que as Comarcas de Alvorada, Arraias, Taguatinga, Goiatins e Wanderlândia vêm trabalhando no sentido de virtualizar seus acervos. O mundo é outro, novos tempos, novas tecnologias, e assim é inconcebível que na atualidade os procedimentos judiciais ainda fiquem na era do papel, do carimbo e de despachos de canetas. O Tocantins, graças a pessoas valorosas, as quais vão do servidor que digitalizou os autos, aos advogados, juízes e demais participes, deram um exemplo para o restante do Brasil, de que tendo vontade política e visão de Estado tudo pode ser feito. Não se pode querer implantar um processo eletrônico de forma unilateral, de goela abaixo. Aqui em nossas terras Xerentes demos a lição para o restante do País. Trabalhamos integrados. Parabéns ao Tribunal de Justiça, à Defensoria Pública, ao Ministério Publico, à Procuradoria do Estado, a Segurança Publica e à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins por terem desenvolvido este brilhante trabalho em prol da sociedade tocantinense. Caso o restante do Brasil e demais tribunais queiram se aprimorar no Processo Eletrônico, com certeza poderemos auxilià-los com nossa expertise, afinal saímos na frente. Por Túlio Chegury, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/TO, publicado no portal JusTocantins, dia 22/05/2013, no qual é colunista.