Página inicial > Arquivo OAB > OAB/TO realiza solenidade de entrega de Carteiras nesta sexta-feira, 07 de junho

Presidente da OAB/TO vai ao TJ para tratar sobre o Fórum de Araguaína

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB-TO), Epitácio Brandão, esteve reunido nesta segunda-feira (24/6) com a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, para tratar do projeto de construção do Fórum da Comarca de Araguaína. O presidente da OAB estava acompanhado dos membros do Conselho Federal da OAB Ercílio Bezerra Filho e Gedeon Batista Pitaluga Junior; o vice-presidente da OAB-TO, Rubens Dario Lima Câmara; e pelo diretor da subseção da OAB em Araguaína, José Hilário Rodrigues. No decorrer do encontro estiveram, ainda, presentes, o desembargador Ronaldo Eurípedes, a diretora de Obras e Infraestrutura do TJTO, Rosane Mesquita, e o secretário estadual da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, que gentilmente atendeu convite da presidência do Tribunal. A comissão da OAB externou uma reivindicação dos advogados tocantinenses quanto à construção do Fórum da Comarca de Araguaína, uma demanda antiga da categoria e pauta proeminente da atual gestão da Ordem. A desembargadora Ângela Prudente reconheceu a preocupação como legítima frisando que se está buscando uma solução que agrada não somente aos advogados, mas também aos servidores do Poder Judiciário, magistrados e, principalmente, à comunidade do norte do Estado. E destacou que vem realizando uma série de tratativas junto do Poder Executivo, ao Tribunal de Contas do Estado, além de ter uma equipe permanentemente trabalhando para a viabilização do projeto. A presidente explicou ainda que o novo anexo do Fórum de Araguaína, a ser inaugurado nos próximos dias comportará oito varas e visa tão somente dotar os trabalhos de maior conforto, segurança e funcionalidade, até que a obra do novo fórum, um sonho acalentado há mais de 15 anos, se torne realidade. Convênio com o BNDES Já com a presença do secretário Estadual da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo, também convidado a participar do encontro, a presidente do TJTO anunciou que o Governo do Estado, em convênio com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), vai destinar um montante de recursos que permitirá o início das obras. E após falar das adequações que estão sendo feitas no projeto original, o secretário de Estado anunciou aos presentes que o secretário de Planejamento, Flávio Peixoto, comunicou que o convênio será assinado na próxima quinta-feira, dia 27. O presidente da OAB-TO, Epitácio Brandão, disse que “esperava algo de concreto do encontro com a presidência do TJTO, e o anúncio do convênio não podia ter chegado em melhor momento, já que há uma assembléia geral de advogados da região marcada para a próxima quarta-feira, (26/5) e que agora poderá contar com essa boa nova”. Quem também ressaltou o sucesso do encontro foi o diretor da subseção da OAB em Araguaína, José Hilário Rodrigues. “Eu volto para Araguaína com muita esperança após essas notícias. Temos certeza que essa obra será um marco para nossa região, e vamos começar uma contagem regressiva”, completou o diretor. Assinado o convênio nessa semana, o edital licitatório tem previsão de lançamento até o final do mês de agosto, conforme confirmou o secretário Alexandre Ubaldo, que disse acreditar que se o processo correr com tranqüilidade deve estar concluso até o final do ano. A diretora de Obras e Infraestrutura do Tribunal, Rosana Mesquita, informou que uma vez iniciadas a construção deve estar finalizada em 24 meses. Ao findar a reunião, a presidente do TJTO, Ângela Prudente reafirmou que a construção do Fórum da Comarca de Araguaína é uma meta central de seu Plano de Gestão, ressaltando que, envidará todos os esforços para o projeto ser executado sem atrasos. (Ascom TJ)