Página inicial > Arquivo OAB > Presidente da Comissão da Advocacia em Início de Carreira do Tocantins ministra palestra em Goiás

OAB Tocantins vai ganhar museu histórico

No dia 15 de dezembro de 1988 a Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil realizava a sessão extraordinária que seria o embrião da OAB Tocantins. O local escolhido fora especialmente Miracema do Norte – GO, que seria a primeira capital do recém-criado Estado do Tocantins. Naquele dia, com a participação do Vice-Presidente nacional da OAB Ophir Filgueiras Cavalcante, do presidente da OAB/GO Felicíssimo de Sena, toda a diretoria da Seccional goiana e vários advogados militantes do antigo norte-goiano, fora decidida a criação da Subseção Miracema/Miranorte da OAB/GO. Na ata da sessão daquele dia ficara registrado um compromisso: a implantação da Seccional Tocantins. Promessa cumprida apenas alguns meses após aquela histórica sessão extraordinária. Em 1º de abril de 1989 foi criada a Seccional do Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil, que começou a funcionar imediatamente, com sede na outrora Subseção de Miracema/Miranorte da OAB/GO, onde funcionou por cerca de um ano até ser transferida para a nova capital Palmas. Duas décadas e meia depois a Subseção de Miracema, que deu origem à OAB/TO, ganhará o devido reconhecimento e se tornará o “Museu do Advogado Tocantinense.” As obras já estão em andamento e o ritmo da reforma é acelerado para entregar o projeto no dia 1º de abril, data em que a OAB Tocantins comemora seus 25 anos. “Esse museu consagrará a história da OAB Tocantinense e mostrará a evolução de nossa Seccional desde o desmembramento da Seccional goiana em 1989.” Declarou o presidente da Subseção de Miracema, Roberto Nogueira. ACERVO O Museu do Advogado Tocantinense abrigará peças históricas como máquinas de escrever utilizadas pelos advogados e servidores na época, telégrafo, material fotográfico, a placa de inauguração da antiga sede e outros objetos que ainda estão sendo arrecadados entre os primeiros advogados inscritos. Segundo Roberto Nogueira, “ esta será uma subseção não apenas simbólica, mas também utilitária,” já que, juntamente com o museu, continuará funcionando a Subseção de Miracema, que ganhará um auditório moderno com capacidade para 100 pessoas, área de lazer nos fundos do prédio, além de mobiliário e equipamentos novos. “A Subseção de Miracema responde por uma região que agrega 4 comarcas e dá assistência a cerca de 100 advogados. A demanda é muito grande, por isso nossa preocupação em garantir mais conforto e efetividade aos nossos colegas daquela região e às relevantes atividades prestadas pela Subseção.” Ressalta Epitácio Brandão, presidente da OAB/TO. COMEMORAÇÕES Em comemoração ao jubileu de prata da OAB Tocantins a Sessão de Conselho do dia 1º de Abril, data em que se comemoram os 25 anos, será realizada na Subseção de Miracema. Mesmo dia em que será inaugurado o Museu do Advogado Tocantinense e que serão entregues as novas instalações da Subseção. O projeto de reforma da Subseção de Miracema e criação do Museu do Advogado Tocantinense está orçado em cerca de R$ 219,3 mil. Confira as fotos da obra aqui.