Página inicial > Arquivo OAB > Estudantes participam de projeto piloto do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/TO

Ministra do TST confirma presença na III Conferência Estadual dos Advogados

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Miranda Arantes, confirmou ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins, Epitácio Brandão, nesta segunda-feira, 10, durante solenidade em Brasília, que participará da III Conferência dos Advogados do Tocantins, maior evento jurídico realizado no Estado. Nesta edição, o evento se estenderá no período de 02 a 04 de abril, tendo como tema central “OAB Tocantins 25 anos em Defesa da Democracia.” Participaram do encontro, os conselheiros federais André Luiz Barbosa Melo, Gedeon Pitaluga Júnior e Carlos Augusto Pinheiro. Ministra Delaíde Alves Miranda Arantes nasceu em Pontalina, Goiás, em 1.º de maio de 1952. Bacharelou-se em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera), pós-graduou-se em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Magistério Superior, Docência Universitária, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - GO). Exerceu a advocacia trabalhista, assessoria e consultoria jurídica exclusivamente nas áreas de Direito Individual e Coletivo do Trabalho por 30 anos. Foi professora de Direito e Processo do Trabalho da PUC - GO. Presidiu o Instituto Goiano de Direito do Trabalho - IGT, do qual é sócia fundadora e Conselheira atual. Exerceu a função de vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB – GO. Foi a primeira presidente mulher da Associação Goiana de Advogados Trabalhistas de Goiás – AGATRA e Conselheira da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT. É vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica -ABMCJ - GO e membro do Conselho Estadual da Mulher do Estado de Goiás- CONEM - GO. Foi membro do Comitê Técnico Assessor da Coordenadoria Latino-Americana de Advogados Trabalhistas - CADAL, com sede em Buenos Aires, Argentina. Integrou a delegação brasileira na 100.ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em 2011, em Genebra. Autora de artigos, matérias e obras jurídicas, entre as quais "Trabalho Doméstico - Direitos e Deveres" (AB Editora, Goiânia – GO, 6ª edição), "Execução Trabalhista Célere e Eficiente – Um Sonho Possível" (em parceria com o Juiz do Trabalho Radson Rangel Ferreira Duarte, Editora LTR, São Paulo - SP) e "Direitos Trabalhistas e Previdenciários dos Trabalhadores no Ensino Privado" (coletânea de artigos coordenada pelo ministro aposentado do TST, José Luciano de Castilho Pereira - Editora LTR, São Paulo - SP, 2008). Tomou posse no Tribunal Superior do Trabalho em 1.º de março de 2011, na vaga destinada a advocacia. Integra a 7.ª Turma e a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais - SBDI-1. Em março de 2011 foi eleita para compor a Comissão de coordenação dos trabalhos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do TST – CEFAST.