Página inicial > Arquivo OAB > FIDA libera recurso para construção do Clube da OAB/TO em Araguaína

OAB Tocantins homenageia advogadas pelo Dia Internacional da Mulher

A Ordem dos advogados do Brasil – Seccional Tocantins parabeniza todas as advogadas e servidoras da seccional tocantinense pelo Dia Internacional da Mulher. A origem do Dia Internacional da Mulher está ligada à luta por melhores condições de trabalho. Relatos dão conta de que a data teria sido criada em homenagem a operárias de uma indústria têxtil mortas em um incêndio em Nova Iorque durante uma manifestação de trabalho. Outros registros apontam para uma referência a manifestações de mulheres russas também por melhores condições de trabalho e também contra a fome e a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial. O ano de 1975 foi instituído pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Mulher. Desde então o dia em alusão às mulheres passou a ser comemorado a cada 8 de março. Em décadas de lutas as mulheres galgaram importantes conquistas, como é o caso do direito ao voto no Brasil durante o século XX, o acesso à educação e a capacidade civil plena, independentemente do marido. Mas há ainda grandes avanços a serem conquistados. Mulheres ainda continuam sendo o alvo da violência, principalmente a doméstica, cometida muitas vezes por seus próprios companheiros. Por ano, cerca de 4 mil mulheres são assassinadas no Brasil. No mundo do trabalho a desigualdade de gênero ainda reina. A maioria dos empregadores ainda é de homens e o rendimento das mulheres ainda é menor que o deles. “Há ainda muito o que ser feito em nossa sociedade para garantir a igualdade de gêneros no mundo do trabalho, assegurando que homens e mulheres tenham condições justas de salário e condições laborais. Do mesmo modo é preciso avançar, principalmente, nas políticas de não-violência à mulher”, destaca o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Epitácio Brandão. O 8 de março deve ser comemorado, mas acima de tudo, deve também ser uma data que convida à reflexão e à ação de todos – homens e mulheres – em prol de uma sociedade mais justa. “É por isso que neste mês da mulher a OAB Tocantins realizará a II Jornada Jurídica da Mulher Tocantinense,” menciona Epitácio Brandão ao lembrar que “este evento, que foi pensado a partir da valorização da mulher advogada – prioridade em nossa gestão, já entrou para o calendário oficial de eventos da Seccional Tocantinense.” A Jornada Jurídica da Mulher Tocantinense já está em sua segunda edição e é uma forma de homenagear todas as advogadas tocantinenses pelo Dia Internacional das Mulheres, oferecendo-lhes, através de palestras proferidas por renomadas juristas, subsídios e informação para que estas profissionais reforcem em seus afazeres diários, na luta dentro e fora de seus escritórios, nos tribunais, plenários, gabinetes e em casa a luta pelos direitos femininos e por uma sociedade justa. Clique aqui e se inscreva agora mesmo. Página na internet Para comemorar a data, a OAB lança uma página no portal OAB, que contém espaço dedicado à publicação de artigos, legislações, além de informações sobre a Comissão Especial da Mulher Advogada. Além disso, está disponível um formulário para realizar uma pesquisa sobre as mulheres. A presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, Fernanda Marinela, explica que a ferramenta consolida mais uma conquista para as mulheres advogadas, pois será possível num só local encontrar informações de interesse do gênero. “Com o formulário, poderemos levantar dados sobre as mulheres advogadas para contribuir com informações que poderão ser subsídio para conquistar instrumentos de apoio que as beneficie”, completa Marinela. Confira aqui a página. Com informações do Conselho Federal da OAB.