Página inicial > Arquivo OAB > FIDA libera recurso para construção do Clube da OAB/TO em Araguaína

Inauguração do Edifício Ophir Filgueiras Cavalcante marca o Jubileu de Prata da OAB/TO

Uma grande festa foi organizada em Miracema para comemorar o aniversário de 25 anos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins. A subseção foi escolhida por ter sido a primeira sede da OAB/TO quando esta foi criada em 1º de abril de 1989. Para celebrar o Jubileu de Prata da Seccional tocantinense a sede da subseção foi totalmente reformada e ampliada. A Sede Histórica recebeu o nome de “Edifício Ophir Filgueiras Cavalcante,” uma homenagem ao presidente da OAB nacional na época da criação da Seccional no estado. O primeiro ato de Ophir Cavalcante ao assumir a presidência da entidade foi desmembrar a OAB/GO fazendo da subseção de Miracema/ Miranorte sede da recém criada Seccional Tocantinense. O prédio conta com auditório, área de lazer e espaço para a implantação do Museu do Advogado Tocantinense. O local reunirá acervo e informações que contam a história da OAB/TO ao longo de seus 25 anos, como máquinas de escrever e telégrafo utilizados pelos advogados à época e uma extensa coleção de fotos de ex-presidentes e membros da OAB/TO. Uma solenidade de comemoração foi organizada para inaugurar o espaço. Ao lado do filho do homenageado e membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Júnior e também do ex-presidente da OAB/GO, Felicíssimo José de Sena, do 1º presidente da OAB/TO, Coriolano Santos Marinho, do presidente da Subseção de Miracema, Roberto Nogueira, e da prefeita de Miracema, Magda Borba, o presidente da OAB/TO, Epitácio Brandão, descerrou a placa de inauguração do prédio. Em seguida as autoridades e convidados conheceram as instalações do Edifício Ophir Filgueiras Cavalcante e assistiram a um documentário que conta a história dos 25 anos da OAB Tocantins. HOMENAGENS Personalidades importantes e de relevante papel na criação e gestão da OAB/TO ao longo de seus 25 anos foram homenageadas na solenidade. Ophir Cavalcante Júnior recebeu das mãos de Epitácio Brandão uma placa de homenagem a seu pai Ophir Cavalcante (in memoriam,) por sua importância na criação da Seccional do Tocantins. “Eu recebi esta homenagem, mas os que devem ser aplaudidos são os colegas que construíram a cidadania no Tocantins. Aqui em Miracema nasceu a cidadania neste estado. Não vivi esse período ao lado de meu pai, mas aprendi muito. Essa vontade de meu pai de trabalhar pela advocacia nasceu no Pará e foi lá que ele começou a interiorizar nossa entidade indo de barco e teco-teco até as cidades do interior para fundar subseções e isso o levou a âmbito nacional.” Mencionou em tom de agradecimento. Já Coriolano Marinho recebeu homenagem de honra ao mérito pelo empenho depreendido nos quatro primeiros meses de criação da OAB/TO. Em seu discurso Dr. Coriolano agradeceu a reverência e em uma declaração nostálgica disse que, “hoje é dia de trazer às nossas memórias as lutas dos primeiros dias da Ordem... era uma manhã ensolarada de dezembro, e o Tocantins acabara de ser criado. Saindo na frente das demais instituições, 21 advogados visionários endereçaram ao presidente da Seccional Goiana, Felicíssimo de Sena, um telegrama que dizia o seguinte.” Os advogados que esta subscrevem, todos regularmente inscritos nessa secção e no pleno exercício de suas atividades profissionais, tendo em vista o desenvolvimento de nossa região e a necessidade de formarmos uma consciência classista que possa redundar em benefícios da categoria e considerando ainda que o eixo Miracema/ Miranorte já conta com mais de 15 advogados, vimos solicitar a V. Exa. A criação em regime de urgência da subseção da OAB de Miracema/ Miranorte – TO, agregando além dos profissionais destas duas cidades, os de Tocantínia, Barrolândia, Dois irmãos, Araguacema e Novo Acordo. Dizia o texto assinado na época por 21 advogados militantes na região. Ao receber sua homenagem o ex-presidente da OAG/GO Felicíssimo de Sena relembrou a viagem que fez juntamente com sua diretoria de Goiânia a Miracema para fundar a subseção. “Foram 15 horas de ônibus entre Goiânia e Miranorte. Carregarei esta homenagem com muito orgulho, porque ela me fará sempre lembrar da importância dos nossos atos naquela época.” Declarou. Também receberam devidas homenagens de honra ao mérito os ex-presidentes Augusto de Souza Pinheiro (in memoriam,) Luciano Ayres e Ercílio Bezerra. Já o presidente da OAB/TO, Epitácio Brandão, agradeceu aos gestores que o precederam e também a toda a atual diretoria, conselheiros estaduais e federais e aos funcionários da OAB/TO. “Se obtivemos algum sucesso nessa nossa gestão foi graças ao empenho de todos vocês.” Encerrou.