Página inicial > Arquivo OAB > Exame de Ordem

Começam as obras do novo Fórum de Araguaína

Uma tarde histórica marcou a segunda-feira (26/5), no município de Araguaína, Norte do Tocantins. A tão esperada obra do novo Fórum da Comarca foi iniciada oficialmente pela presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, acompanhada da diretora do Foro, juíza Julianne Marques, durante solenidade realizada pelo Poder Judiciário, que teve a presença ainda do conselheiro federal da OAB/TO, André Luiz Barbosa Melo, e do presidente em exercício da subseção de Araguaína, Cleyton Silva. O evento contou com a participação, do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, do secretário do Trabalho e Assistência Social, Raimundo Palito, no ato representando o governador Sandoval Cardoso, além de demais autoridades locais, instituições do sistema de justiça, magistrados e servidores. A Ordem dos Advogados do Brasil comemorou o início das obras, uma demanda antiga da advocacia. Para o presidente em exercício da subseção da OAB no município, Cleyton Silva, as expectativas foram renovadas com o início da obra. “A gente percebe a seriedade com que o projeto dessa obra vem sendo tratado e isso muito nos alegra, uma vez que a maior beneficiada será a sociedade”, declarou durante seu discurso. “Hoje é um dia muito especial para o Judiciário tocantinense, pois o sonho de uma sede própria, ampla e moderna, perseguida há mais de duas décadas, começa a se tornar realidade”, afirmou a desembargadora Ângela Prudente. A presidente ressaltou ainda a importância da parceria com o governo do Estado, “esse sonho não seria possível sem o apoio incondicional do ex-governador Siqueira Campos, que viabilizou recursos para obra e do governador Sandoval Cardoso, que desde sua posse tem dispensado integral colaboração a nossa causa”. Em seu discurso a diretora do Foro, juíza Julianne Freire Marques ressaltou que a expectativa pelo início das obras é de toda a Comarca. “A construção de um prédio para abrigar o Fórum da Comarca de Araguaína é esperada, com muita ansiedade e há vários anos, por todos aqueles que trabalham e lutam pela efetiva distribuição da justiça nesta Comarca”. Afirmação reforçada pelo juiz titular do Juizado Cível, Deusamar Alves Bezerra. “Essa obra vem na verdade atender a esse anseio, não só dos juízes, mas de toda a sociedade, a expectativa agora é ver pronta e poder trabalhar de forma mais estruturada”. A obra, que será erguida em parceria com o Poder Executivo, contará com área de 10.596,58m², dispostos em cinco pavimentos, térreo e mais quatro pisos, que abrigarão 20 varas judiciais, auditório para 251 pessoas e Salão do Júri com 238 lugares, além da parte administrativa. Toda essa estrutura será construída em um terreno de 13.215,70m², na região central da cidade. (Colaborou Ascom/TJ)