Página inicial > Arquivo OAB > Exame de Ordem

Definida a ordem das entrevistas entre candidatos ao governo

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 25, a reunião entre a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins e representantes dos candidatos a governador do Estado do Tocantins, para definir as regras e a ordem das entrevistas com os seis candidatos ao governo. A reunião foi conduzida pelo presidente da OAB/TO, Epitácio Brandão. Participou também o vice-presidente da OAB/TO, Rubens Dario Lima Câmara. Estiveram presentes também os representantes dos candidatos Ataídes Oliveira da coligação Reage Tocantins, Eula Angelim do PSOL, Marcelo Miranda da coligação A Experiência faz a Mudança e Sandoval Cardoso da coligação Mudança que a gente vê. Os candidatos Carlos Potengy do PCB e Luís Cláudio do PRTB não participaram da reunião, nem enviaram representantes. Regras A rodada de entrevistas acontecerá nos dias 09 e 10 de setembro no auditório da OAB/TO em Palmas. Serão entrevistados três candidatos por dia. A ordem definida em sorteio foi a seguinte: Dia 09 de setembro 10h às 11h – Eula Angelim – PSOL 14h às 15h – Sandoval Cardoso – SD 17h às 18h – Ataídes Oliveira – PROS Dia 10 de setembro 10h às 11h – Carlos Potengy – PCB 14h às 15h – Luís Claudio – PRTB 17h às 18h – Marcelo Miranda – PMDB As entrevistas terão tempo limite de no máximo uma hora para cada participante. Os 20 minutos iniciais serão reservados para apresentação do plano de governo. O candidato terá os 40 minutos restantes para responder às perguntas sobre saúde, educação, geração de emprego e renda, segurança pública. Também será abordada a Reforma Política, uma medida que segue orientação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que considera importante que antes de fazer a escolha de seus candidatos, os eleitores saibam o que eles pensam sobre propostas como o financiamento público de campanha, o voto em lista fechada e o fim da reeleição no Executivo. O participante terá no máximo 5 minutos para responder a cada pergunta e 3 minutos para considerações finais. Para evitar tumultos e confrontos cada partido e coligação política poderá levar até no máximo 15 acompanhantes, que serão previamente credenciados e receberão os crachás nos comitês de campanha. O credenciamento deverá ser feito até às 18h do dia 05 de setembro pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Candidato e convidados deverão chegar no local da entrevista com pelo menos meia hora de antecedência. Não será permitida a entrada no auditório de pessoas portando armas de qualquer tipo ou objetos que possibilitem a prática de violência; qualquer coisa que possa ser usada como arma ou para cortar, apunhalar ou esfaquear, ou como um projétil, especialmente guarda-chuvas longos ou guarda-sóis e outros objetos similares; fogos de artifício, sinalizadores, bombas e outros artifícios de fumaça e outros engenhos pirotécnicos ou dispositivos que produzam efeitos similares; materiais relativos a causas ofensivas, racistas ou xenófobas; bandeiras com ou sem mastros, bolas infláveis, instrumentos musicais, instrumentos que produzam volume excessivo de barulho, tais como megafones, sirenes ou buzinas a gás. O convidado que manifestar acusações ou ofensas ao candidato entrevistado será retirado do auditório. Todos os representantes presentes na reunião assinaram carta de compromisso concordando com as regras e o formato propostos pela OAB/TO para esta rodada de entrevistas. Entrevistas As entrevistas serão realizadas por um mediador designado pela diretoria da OAB/TO que fará as perguntas diretamente ao candidato. Os questionamentos deverão ser elaboradas e enviadas previamente pelos advogados do Estado do Tocantins à esta Seccional pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 04 de setembro. Não serão permitidas intervenções ou perguntas vindas de pessoas na plateia. Todas as entrevistas serão transmitidas ao vivo nas Subseções de Araguaína e Gurupi e também pela internet através do portal da OAB/TO no endereço oabto.org.br.