Página inicial > Arquivo OAB

OAB discute Plano de Valorização do Jovem Advogado em Audiência Pública

A Comissão do Advogado em Início de Carreira realizou nesta sexta-feira, 29, na Sede da OAB, uma Audiência Pública para discutir o Plano de valorização do advogado em Início de carreira no Tocantins. Durante o debate, que reuniu centenas de profissionais da área, foram apresentadas algumas propostas, dentre elas melhoria no piso salarial do advogado em Início de Carreira. Ainda na audiência foi solicitado da ESA – Escola Superior de Advocacia da OAB, a possibilidade de ampliar os cursos oferecidos pela Escola para todas as subseções. Sobre esta demanda, o diretor da ESA, Allander Moreschi esclareceu que já foram feitos alguns contatos com os presidentes das subseções no intuito de que este serviço seja oferecido a todos os profissionais do Tocantins. Para o vice-presidente da OAB, Rubens Dário Lima, o evento tem o objetivo de ouvir diretamente o Advogado de Início de Carreira, para que suas sugestões reclames e agruras possam ser levados para deliberação do Conselho Estadual. “É a primeira vez na história da Ordem que esse tipo de Evento com essa temática ocorre na OABTO, e a participação maciça dos Colegas que lotaram o Plenário demonstra o sucesso da empreitada”, frisou Rubens Dário. Com a frase: “juntos somos mais fortes”, o Presidente da Comissão do Jovem Advogado, Pablo Araújo Macedo convidou todos os advogados para opinar, fazer parte efetivamente da OAB. Segundo ele, “o objetivo da Comissão é ouvir as demandas dos profissionais e traçar propostas para que elas sejam sanadas”. Sobre o piso salarial, Pablo Araújo ressaltou a importância da sua aprovação para que todos sigam um parâmetro mínimo exigido. Considerou ainda inadmissível alguns casos que acontecem no Tocantins, onde o profissional é mal remunerado. De acordo com o Procurador-Geral de Prerrogativas, Alexandre Aires, “a realização dessa audiência pública é um passo inicial para debater questões importantes inerentes à valorização da advocacia, especialmente, no que toca à preocupação com o apoio ao advogado em início de carreira, orientando-o no cumprimento dos preceitos éticos da categoria e na defesa de suas prerrogativas profissionais”. A Audiência Pública foi um momento ímpar para a categoria. Onde por meio de participação democrática vários pontos pertinentes foram esclarecidos para os profissionais e sociedade.