Página inicial > Arquivo OAB

OAB participa de Audiência sobre Reforma Política

O presidente da OAB Seccional Tocantins, Epitácio Brandão, o Conselheiro Federal, Gedeon Pitaluga, o Presidente da Comissão da Reforma Política, Alessandro Canedo e o membro, Leandro Manzano, e o presidente da Comissão da Advocacia Pública Maurício Cordenonzi participam nesta segunda-feira, 11, na Assembleia Legislativa da audiência pública sobre a Reforma Política. A audiência que foi organizada pelos deputados Josi Nunes e Nilton Franco e contou com a presença do relator da Comissão da Reforma Política na Câmara dos Deputados, Marcelo Castro. Dentre os diversos pontos foi abordado sobre os financiamentos de campanha, sistema eleitoral, reeleição, participação feminina, dentre outros. Conforme o Relator Marcelo Castro, a Reforma faz-se necessária. “Para se ter uma ideia nos demais países o sistema político é representado por seis a sete partidos políticos nas esferas, no Brasil atualmente a Câmara Federal e Senado contam com 38,” exemplificou. Marcelo Castro falou ainda sobre as coligações e os quantitativos, que para ele, “não é justo a sociedade eleger o João e por legenda partidária quem representará o povo será o José.” Protesto Durante o pronunciamento do Conselheiro Federal Gedeon Pitaluga um grupo de manifestantes chegaram a interromper a sessão com cartazes, faixas e uma música no qual a letra clamava por uma reforma com urgência. Segundo o Conselheiro, uma pesquisa feita pela OAB mostrou que 95% das pessoas estão insatisfeitas com o atual sistema político. O presidente Epitácio Brandão, destacou não só a importância de uma Reforma Política, bem como sua efetivação. Frisou os altos custos de financiamento de campanha, o que favorece a corrupção no País. Comissão da Reforma Política da OAB Criada em junho de 2013, a Comissão de da Reforma Política atua no auxílio à mobilização e coleta de assinatura digital e física dos cidadãos para que a reforma aconteça. No Tocantins a Comissão é presidida pelo Dr. Alessandro Canedo, e busca por meio de diversas ações colher um milhão e meio de assinaturas. Conforme Canedo, é papel do Ordem participar de forma atuante deste processo democrático. “A OAB não pode deixar de assumir perante a sociedade esse compromisso.” Participação Atualmente a Reforma Política conta com o apoio de 112 instituições em todo o País. Diversos representantes de entidades participam da Audiência.