Página inicial > Arquivo OAB

IX Encontro de Presidentes dos Tribunais de Ética

Realizada em data de 23 de Junho de 2015, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, o IX Encontro de Presidentes de Tribunais de Éticas e Disciplinas e o V Encontro Nacional de Corregedores. O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina do Estado do Tocantins, Dr. Túlio Jorge Chegury, esteve presente ao evento, representando o Estado do Tocantins, onde teve a oportunidade de esclarecer em qual situação se encontravam os trabalhos desenvolvidos no TED de Tocantins, bem como, em relação às metas de julgamentos dos processos disciplinares, em obediência as Metas I e II determinadas anteriormente. Na oportunidade, todos os Tribunais de Éticas apresentaram seus trabalhos no âmbito de cada Estado Federado, bem como, foram discutidas situações de tramitação processual, e demais assuntos correlatos. Fixou-se nesta reunião, a Meta III, em que os Tribunais de Ética Estaduais, deverão até 31 de Julho de 2016, julgarem em primeira instância as representações protocoladas até dezembro de 2011. Segundo o Presidente Túlio Chegury, o TED de Tocantins encontra-se dentro dos parâmetros das metas I e II, e ainda explicitou, que tais encontros trazem enormes contribuições, no sentido de dirimir o que ocorre a nível nacional envolvendo os processos éticos disciplinares, e que, infelizmente, o que ocorre em nosso Estado é recorrente nos demais estados Brasileiros. A Meta III será imediatamente colocada em prática, mas, segundo Chegury, "com toda certeza caberá à nova composição do Tribunal, a partir de Janeiro de 2016, a efetivar de forma plena a conclusão desta Meta, o que com toda certeza será alcançada, vez que, os futuros membros desta casa manterão e melhorarão o nível de eficiência do TED.