Página inicial > Arquivo OAB > Em iniciativa pioneira, OAB-TO e CAATO levam estrutura completa para o Bico do Papagaio

OAB inicia diálogo por espaço em conselhos e sala para advogado na CPP

Componentes da CDH (Comissão de Direitos Humanos) da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) visitaram, nesta sexta-feira, 29 de janeiro, a secretária estadual de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga Ribeiro. A visita foi para apresentar a nova formação da comissão, agora presidida pelo advogado Edy Cesar dos Passos Júnior. Os componentes da comissão foram bem recebidos e já encaminharam o diálogo para resolver diversas questões. Entre os temas abordados, está a participação da OAB em conselhos estaduais ligados à secretaria que, hoje, não contam com a Ordem. “Já está combinado que a Ordem terá mais participação. Agora em todos os conselhos terão representantes da OAB”, explicou Edy Passos. Outro tema que foi discutido é a volta de uma sala para o advogado na CPP (Casa de Prisão Provisória) de Palmas. O diálogo sobre esse tema vai continuar com a Procuradoria de Prerrogativas da Ordem e a Comissão do Sistema Penitenciário. Componente da CDH, a advogada Verônica Salustiano destacou o dialogo aberto com a secretária, frisando que já ideia para vária parcerias de atuação conjunta. “A atuação da nossa da comissão será contundente na defesa dos direitos humanos, seja por meio de parcerias ou por pelo embate, quando for necessário”, salientou. Também participaram da reunião as advogadas Nayara Ayres e Marina Galvão. Secretaria A secretária Gledy classificou a reunião como fundamental, em especial porque foi possível estabelecer uma pauta conjunta. “A Ordem, na condição de articuladora, é fundamental para construção das políticas públicas da secretaria”, disse. A Secretaria de Cidadania é responsável pelo sistema prisional do Estado, pelo sistema socioeducativo e por cuidar das pessoas em situação de violência. A secretária elogiou, também, a nova composição da CDH, dizendo que a comissão é formada por pessoas com uma trajetória de defesa dos direitos humanos.