Página inicial > Arquivo OAB > Projeto Responsabilidade Compartilhada vai ao Sudeste com audiência pública em Dianópolis, nesta segunda, 20 de junho

Corregedora da Defensoria reforça parceria e diz que instituição não tem interesse em atender quem pode pagar por um advogado

A corregedora da Defensoria Pública do Tocantins, Estellamaris Postal, e o presidente da Adpeto (Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins), Neuton Jardim, visitaram, nesta segunda-feira, 9 de maio, a OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) e anunciaram que, no próximo dia 24 de maio, ocorrerá a primeira reunião entre a comissão interinstitucional da Ordem com a Defensoria., já com a apresentação do canal de denúncias eletrônico. Os dois defensores foram recebidos pelo presidente da OAB, Walter Ohofugi, e pela vice-presidente, Lucélia Sabino. O objetivo da comissão e do canal de denúncias é atender demandas conjuntas de advogados e defensores públicos, em especial evitar que pessoas que não se enquadram nos critérios legais de hipossuficiência sejam atendidas pela Defensoria. “A Defensoria não tem interesse algum em atender pessoas que podem pagar para ter um advogado. Até hoje, não chegou oficialmente nenhuma situação assim e se chegar vamos tomar providências. Todos os casos relatos serão apurados”, destacou a corregedora, ao lembrar que muitas vezes o defensor é engado pelo assistido, que deixa de relatar situação patrimonial e de renda. Estellamaris reforçou a importância do diálogo com a Ordem para, com isso, os problemas poderem ser resolvidos. “O mais importante aqui é termos instituições fortes através do diálogo e do trabalho conjunto”, destacou a corregedora. Na visita, Estellamaris confirmou os nomes dos três defensores que vão compor a comissão: Alexandre Augustus Elias El Zayek, Neuton Jardim dos Santos e Murilo da Costa Machado. Os nomes dos três advogados que vão estar no grupo serão anunciados pelo presidente Ohofugi nos próximos dias. O presidente da Adpeto também reforçou a importância do diálogo entre as duas instituições. Para o advogado de Gurupi Tiago Barzotto Wegener, procurador de Prerrogativas da Ordem, o diálogo entre as duas instituições é altamente positivo e o trabalho conjunto é visto com extrema satisfação pelos profissionais do Direito. “Tanto os advogados, quanto os defensores, buscamos atender os jurisdicionados e o nosso objetivo é trabalhar pela boa prestação de serviço, respeitando a legislação do Brasil”, destacou.