Página inicial > Arquivo OAB > OAB/TO ouve secretário da Administração do Estado sobre denúncias de irregularidades do Plansaúde

OAB profissionaliza Procuradoria de Prerrogativas e implementa melhorias na administração da seccional

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) começou a profissionalizar a Procuradoria de Defesa de Prerrogativas da instituição. A Procuradoria, que já conta com vários procuradores advogados que trabalham voluntariamente, foi reforçada com a contratação de Trajano Rocha Aires da Silva, 51 anos. Trajano é advogado, atuou sete anos como conciliador judicial no Juizado Especial Civil em Palmas, trabalhou dois anos como assessor de defensor público e foi assessor jurídico do Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins). “É uma honra poder trabalhar para os colegas. A defesa das prerrogativas é essencial para o advogado, que tem que ter o respaldo legal para poder trabalhar”, destacou Trajano, ao salientar que os sete anos de experiência como conciliador podem ajuda-lo a resolver conflitos entre advogados e autoridades. O procurador-geral de Defesa das Prerrogativas, Marcelo Cordeiro, destacou que o acréscimo na estrutura é muito positivo e vem a qualificar o trabalho já prestado. Ele agradeceu o apoio dos quase 20 procuradores-adjuntos que a OAB já tem e anunciou que, nos meses de maio e junho, a Ordem fará várias audiências públicas para levantar quais são os principais problemas dos advogados. “Vamos levantar as dificuldades, os locais onde há mais desrespeitos e direcionaremos nossa estrutura para atacar esses problemas”, salientou Cordeiro. Presidente O presidente da OAB, Walter Ohofugi, explicou que a administração, desde que se iniciou, tinha o projeto de profissionalizar a Procuradoria de Prerrogativas, mas precisou esperar a situação financeira ficar mais equilibrada. “A contratação de profissionais para a prerrogativa seguiu conselho do colega Rodrigo Coelho. Ele fez a sugestão para mim e gostei muito”, destacou Ohofugi, ao dizer que não descarta, no futuro, ampliar a profissionalização com mais pessoas contratadas. O presidente destacou que, além do fortalecimento das prerrogativas, outras propostas da campanha eleitoral do ano passado foram implementadas, como a reavaliação de todo o quadro de funcionários e a otimização dos recursos disponíveis. “Fizemos medidas de austeridades, cortamos gastos, mas estamos ampliando o número de eventos e cursos disponibilizados aos advogados a baixo custo ou até gratuitamente. Nestes cinco primeiro meses, arrumamos a casa, mas ao mesmo tempo assumimos o protagonismo na sociedade e para o advogado”, destacou Ohofugi.