Página inicial > Arquivo OAB > OAB/TO ouve secretário da Administração do Estado sobre denúncias de irregularidades do Plansaúde

Com participação da OAB, conselheiros de Direitos Humanos tomam posse com a meta de construir plano estadual Com a representação da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), os novos membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDDH-TO) foram empossados na semana passada para cumprimento do biênio 2016-2018. A posse dos 17 conselheiros foi dada pela secretária estadual de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, e aconteceu em Palmas na sala de reunião da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Os representantes da OAB são Edy Cesar dos Passos Júnior, presidente da CDH da OAB, como titular, e Nayara Galieta Borges, como suplente. Durante a cerimônia de posse, a secretária destacou o importante papel dos conselhos para mobilização, articulação e elaboração de políticas públicas. “O papel do conselho é fundamental para fiscalizar, organizar e articular políticas públicas. O grande desafio desse conselho é continuar colocando a pauta dos direitos humanos de forma transversal nas agendas de políticas públicas do governo do Estado”, destacou. Mesa Diretora Após a cerimônia de posse foi realizada reunião para eleger a mesa diretora do conselho, formada por presidente, vice-presidente e secretário. Os conselheiros indicaram nomes e votaram escolhendo para presidente Romeu Aloisio Feix (Secretaria Estadual de Educação), vice-presidente Judite da Rocha (Associação de Desenvolvimento e Preservação dos Rios Araguaia e Tocantins – ADPRATO) e para secretária Maria Vanir Ilídio (Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça). O presidente eleito considerou diversificada e qualificada a formação do novo conselho e destacou que os conselheiros tem um grande desafio pela frente. “Para mim o grande desafio para esse grupo é a elaboração de um diagnóstico sobre os direitos humanos no Tocantins e com posse desses dados iremos construir o Plano Estadual que irá conduzir o trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos no Tocantins”. Política O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH-TO) é um órgão deliberativo e de caráter permanente, tem como função elaborar, coordenar e fiscalizar a Política Estadual de Direitos Humanos. O conselho é composto por 17 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, representantes de entidades do poder público e da sociedade civil organizada. (Com informações da Secom do governo do Estado)) Conselheiros Poder Público 1. Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça: Titular: MARIA VANIR ILIDIO; Suplente: GENIVALDO DE MOURA SANTOS; 2. Ministério Público Estadual – MPE: Titular: THAIS CAIRO SOUZA LOPES; Suplente: FABIOLLAH CELIAN PESSOA DA NOBREGA; 3. Secretaria de Estado da a Educação, Juventude e Esportes: Titular: ROMEU ALOISIO FEIX; Suplente: ROSIMAR MENDES SILVA; 4. Secretaria de Estado da Saúde: Titular: ALEXANDRE ARARIPE FERNANDES; Suplente: ROSICLER LOPES RIBEIRO; 5. Secretaria de Estado da Segurança Pública - SSP: Titular: ELIANE DE JESUS TELES; Suplente: CARLOS MIGUEL MANSO; 6. Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social – SETAS: Titular: KATILVANIA DE SOUZA GUEDES; Suplente: FRANCISCA DA SILVA ABREU; 7. Defensoria Pública do Estado do Tocantins – DPE/TO: Titular: ISABELLA FAUSTINO ALVES; Suplente: LIZ MARINA REGIS RIBEIRO; 8. Procuradoria Geral do Estado – PGE: Titular: BRUNO NOLASCO DE CARVALHO; Suplente: THAIS RAMOS ROCHA; 9. Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS: Titular: CLAUDINEY LEITE DE SOUZA; Suplente: CLEBER FERREIRA GUIMARÃES; Conselheiros entidades não Governamentais 1. Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins – FACOMTO: Titular: AGUINALDO UMBERTO LEAL; Suplente: AMMY SILVA BRITO; 2. União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE: Titular: HELIANE CONCESSO PEREIRA BORGES; Suplente:ESMERALDINA LAURINDA DA SILVA; 3. Associação Estadual de Direitos Humanos do Tocantins: Titular: VANESSA NEVES MENDES ROCHA; Suplente: RICARDO VARGAS MORA; 4. Centro de Direitos Humanos de Cristalândia: Titular: CELIO ROBERTO PEREIRA DE SOUZA; Suplente: ROSENILDES DIAS ARAUJO DOS SANTOS; 5. Instituição Resgate sem Fronteiras: Titular: ROSI MAYRE MOTA SILVA; Suplente: LUCILEIA PEREIRA DA SILVA CUNHA; 6. Conselho Regional de Serviço Social – CRESS, 25ª Região: Titular: BRUNA ANDRADE IRINEU; Suplente: SABRINA CELESTINO; 7. Associação de Desenvolvimento e Preservação dos Rios Araguaia e Tocantins – ADPRATO: Titular: JUDITE DA ROCHA; Suplente: ERIKA RODRIGUES COSTA ANTUNES; 8. Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Conselho Seccional do Tocantins: Titular: EDY CESAR DOS PASSOS JUNIOR; Suplente: NAYARA GALLIETA BORGES.