Página inicial > Arquivo OAB > OAB, Procon e defensores do consumidor cobram estruturação de Delegacia

Diretora-geral da ESA da OAB-TO assume vaga na Comissão de Estudos Constitucionais da OAB Nacional

Diretora da ESA (Escola Superior de Advocacia) e presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), Gisela Maria Bester assumiu o cargo de membro consultora na Comissão de Estudos Constitucionais da OAB Nacional. Pós-doutora em Direito Constitucional e Administrativo do Ambiente, Gisela, 47 anos, é advogada desde 1992. “Estou muito feliz com essa nomeação e agradeço o apoio do presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi e a confiança do presidente nacional da OAB, Cláudia Lamachia”, destaca Gisela Bester. Confira, abaixo, o currículo de Gisela Bester: Professora Titular do Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado em Direitos Fundamentais – da UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina). Professora Visitante (Colaboradora) do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba). Advogada constitucionalista (OAB/TO, a partir de 2014; no RS desde 1992). Diretora-Geral da Escola Superior de Advocacia, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (ESA/TO). Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/TO. Membro Consultora da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais. Integrante das Comissões de Ensino Jurídico, da Mulher advogada, de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público, da OAB/TO. Autora da coluna jurídica “Levando a Constituição a sério”, no Portal Empório do Direito. Graduada em Direito pela UNIJUÍ (1991, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul). Mestre em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina, 1996). Doutora (2002) em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com um ano de pesquisas desenvolvidas junto à Universidad Complutense de Madrid e à Università degli Studi di Roma – La Sapienza (Doutorado Sanduíche – Bolsista CAPES). Pós-Doutora em Direito Constitucional e Administrativo do Ambiente (2013-2016), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade Federal do Tocantins (CEP-UFT). Integrante do Colégio de Professores da ABDConst (Academia Brasileira de Direito Constitucional). Possui 20 anos de experiência em docência jurídica superior e também em gestão de cursos superiores jurídicos (elaboração de projetos, implantação e coordenação de Mestrados Acadêmicos em Direito; avaliadora do Ministério da Educação por 8 anos, para novos cursos jurídicos de Graduação no Brasil). Consultora Editorial da Coleção Ciências Jurídicas, da Editora Prismas, e da Coleção de Direitos Fundamentais e Sociedade, da Editora Instituto Memória. Avaliadora parecerista convidada de diversas revistas jurídicas nacionais e estrangeiras. Pesquisadora do CNPq, também cadastrada na Plataforma Brasil. Consultora ad hoc da CAPES. Foi Conselheira Titular do Ministério da Justiça (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, 2008-2012), onde integrou sua Comissão de Gênero. É autora dos livros "Cadernos de Direito Constitucional - Parte I: Teoria Constitucional", e "Cadernos de Direito Constitucional – Parte II: Direito Positivo Constitucional" (ambos pela Editora Síntese, Porto Alegre, 1999, esgotados); "Direito Constitucional. V. 1. Fundamentos teóricos" (Editora Manole, 2005, esgotado); “Análises eficaciais sob a égide normativa dos princípios da soberania nacional, da segurança alimentar e nutricional e da segurança hídrica - Série Direitos Fundamentais Sociais” (Joaçaba, Editora Unoesc, 2015); “Desenvolvimento Socioambiental Nacional, e Contratações Públicas Sustentáveis” (Joaçaba, Editora Unoesc, 2016 – no prelo), além de dezenas de artigos em revistas, capítulos de livros e de outros trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior. Cocoordenadora das obras "Terra, Desenvolvimento e Trabalho: direitos humanos fundamentais à alimentação, à educação e ao trabalho digno” (primeira e segunda edições) e “Ensaios de Direito e de Sociologia a partir do Brasil e de Portugal: movimentos, direitos e instituições”, todos pela Editora Instituto Memória (Curitiba, 2015); "Direito e Administração Pública II", e "Direito e Economia II", ambos pela Editora do CONPEDI (Florianópolis, FUNJAB, 2014). Organizadora, entre outras, das obras “Direito e Ambiente para uma democracia sustentável: diálogos multidisciplinares entre Portugal e Brasil” (Curitiba, Instituto Memória, 2015), "O Direito Constitucional e os Desafios do Século XXI” (Lisboa, Editora da Associação Acadêmica da Faculdade de Direito de Lisboa, 2015)", "Sistema Penal Contemporâneo: a crítica e o debate - Estudos em homenagem a Antônio Cláudio Mariz de Oliveira" (Ministério da Justiça e Universidade Estadual de Goiás, Brasília/Goiânia, 2010).