Página inicial > Arquivo OAB > COMUNICADO: Expediente na OAB/TO retorna na terça-feira

Projeto de videomonitoramento prevê a instalação de 16 câmeras em Gurupi

Gurupi – Heliana Oliveira - Na tarde desta segunda-feira, 10, foi apresentado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Gurupi, o projeto de videomonitoramento. Anteriormente havia sido realizado pelo procurador do município, Thiago Benfica, uma pesquisa sobre projetos implantados em cidades do porte de Gurupi e a partir daí ficou instituído que o Comando do 4º Batalhão da Polícia Militar estabeleceria os pontos estratégicos em que seriam instaladas as câmeras. Conforme o projeto, serão instaladas 16 câmeras em vários pontos, como em frente ao Quartel, nas proximidades do Parque Mutuca, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), na Avenida Goiás próximo à rede bancária entre outros. Segundo o comandante Flávio Santos Brito, o projeto leva em consideração áreas comerciais, de maior fluxo de veículos, concentração de pessoas e possíveis rotas de fugas de bandidos. “O ganho com esse projeto é que os policiais que estiverem na central de monitoramento e controle poderão direcionar as viaturas aos locais, até mesmo impedindo o crime. Já pelo aspecto das investigações, as imagens poderão ser utilizadas como meios de prova”, explanou. O presidente da subseção da OAB de Gurupi, Albery Cesar Oliveira, comentou que os esforços da OAB para minimizar os problemas de falta de segurança vêm desde 2013, mas agora as ações começam com a implantação dessas câmeras. “O projeto será implantado pelo município e isso é muito importante. A Polícia que tem conhecimento de onde melhor funcionam essas câmeras elaborou os pontos e os locais vulneráveis contarão com esse sistema que terão câmeras de alta resolução e fará com que a criminalidade caia consideravelmente”, argumentou. Segundo o procurador do Município, Thiago Benfica, o município vai adquirir os equipamentos e mediante convênio com a Polícia Militar possa ser operado e provoque uma melhoria na segurança da cidade. Agora que já estão estabelecidos os pontos, a próxima etapa é a realização do Termo de Referência, em seguida o Convênio e posteriormente a Licitação. O procurador ainda disse que embora a segurança não seja de responsabilidade do município, o prefeito Laurez Moreira está empenhado em resolver essa questão, inclusive, esse projeto será discutido na Lei Orçamentária na câmara de vereadores. O empresário Hélio Silva participou da reunião e destacou que essa ferramenta vai auxiliar bastante os empresários e população em geral.