Página inicial > Arquivo OAB > Com apoio da OAB, Casa 8 de Março promove VI Curso de Promotoras Legais

OAB -TO recepciona 48 novos advogados com café da manhã na sede

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) recebeu mais 48 novos advogados e advogadas, nesta quarta-feira, 12, na sede da Ordem. A vice-presidente da OAB-TO Lucélia Sabino deu as boas vindas aos novos admitidos e os recepcionou com café da manhã. A programação seguiu à tarde com entregas de Carteiras. Durante a manhã, os recém-chegados tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento da OAB-TO por meio de uma conversa descontraída com a vice-presidente Lucélia Sabino, a Secretária Geral Adjunta Graziela Reis, a presidente da Comissão de Seleção e Inscrição Elisangela Sousa, o presidente da Comissão de Apoio aos Advogados em Inicio de Carreira Otávio Fraz, e demais membros da equipe gestora. Segundo Graziela Reis, o café da manhã tem a intenção de acolher os novos advogados e advogadas e fazê-los se sentirem em casa. Na ocasião, a secretária geral adjunta frisou pontos importantes como o amplo e restrito respeito pelas prerrogativas dos advogados e advogadas, as questões de gênero e a atuação da OAB-TO. Graziela lembrou que a OAB-TO é referência nacional em relação à equidade na gestão. A gestão atual é composta por 57% de mulheres, “mas não é uma briga de gênero, muito pelo contrário, nós somos parceiros, nós precisamos dos colegas e os colegas precisam de nós”, afirmou. E continuou: “A meta é corrigir a invisibilidade de tantas mulheres advogadas inscritas na Ordem que, em 87 anos de OAB, nunca teve uma mulher presidindo o Conselho Federal”, disse. A presidente da Comissão de Seleção e Inscrição Elisangela Sousa parabenizou os novos advogados e advogadas e lembrou o quanto a aprovação no exame da Ordem é difícil. “Nós sabemos que não é uma prova fácil, realmente vocês são vencedores. Esta é uma vitória, mas é também o recomeço, agora vocês devem ter compromisso com o exercício da advocacia”, anunciou ela. O presidente da Comissão de Apoio aos Advogados em Inicio de Carreira Otávio Fraz foi o anfitrião e levou o grupo para conhecer as estruturas da OAB-TO e conversou mais intimamente com o grupo sobre as questões que envolvem o início da carreira advocatícia. Temas como o funcionamento da OAB-TO, a advocacia e os primeiros passos do advogado(a) renderam dinâmica e trouxe conforto aos recém-chegados. Otávio também explicou que a Comissão está a postos para ajudar no início da carreira dos 48 novos advogados. “Deu problema? Não sei o que fazer? Estamos aqui para isso, a gente vai até você ou você pode ir até nós. Estamos à disposição”, declarou Fraz. No período da tarde houve a entrega das carteiras profissionais, às 17hs. Na oportunidade os nossos advogados e advogadas assistiram uma palestra sobre "Ética Profissional" ministrada pela advogada e presidente do Tribunal de ética da OAB-TO Elaine Ayres. Na Gestão Aos novos advogados (a), a secretária geral adjunta fez o convite para compor a gestão por meio da participação efetiva nas Comissões. Para participar, o advogado ou advogada deve procurar a Escola Superior de Advocacia (Esa) e indicar qual das comissões tem interesse em participar. Todas as candidaturas são avaliadas pelas próprias comissões. Elisangela Sousa também instigou os novos advogados e advogadas a participarem da gestão da Ordem no Tocantins. “A OAB-TO é a casa de vocês. Seja ousado, participe! Não se intimide”, incentivou. Promessa é Meta O aplicativo das prerrogativas e o escritório compartilhado foram duas propostas de campanha da atual gestão. As duas estão em fase de entrega e os quadros gestores da OAB-TO comemoraram com os novos advogados mais esta conquista. O aplicativo, que foi desenvolvido para todos os advogados e advogadas que precisam do atendimento imediato das defesas de suas prerrogativas em caso de violações, será lançado no próximo dia 20 de abril, às 14h, no plenário da OAB-TO, em Palmas, com a presença do vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cássio Telles. O escritório compartilhado também foi mais outra conquista. Em um espaço adequado a OAB-TO disponibilizará aos advogados e advogadas que não possuem escritório um local próprio para que eles possam receber e atender seus clientes. “A estrutura está sendo montada no prédio Palmas Business, teremos duas salas com equipamentos e mobília para trabalho, e sala de reuniões”, descreveu Otávio Fraz.