Página inicial > Arquivo OAB > Com apoio da OAB, Casa 8 de Março promove VI Curso de Promotoras Legais

Estruturado, com atividades ampliadas e investindo em orientação, TED troca de presidente

Após estruturar o TED (Tribunal de Ética e Disciplina) da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil) e comandar uma política de forte investimento na orientação da advocacia, a advogada e conselheira estadual da Ordem Elaine Ayres Barros deixou, na sexta-feira, 12 de maio, a presidência do Tribunal. No seu lugar assumiu o advogado Fabio Wazilewski. Elaine destacou que a rotatividade no comando do TED é muito importante para não personificar a função. “Me senti honrada com o convite do presidente Walter Ohofugi e exerci o cargo com dedicação. O intento sempre foi de melhorar os trabalhos e dar celeridade. Tenho a certeza que transfiro a função a um competente colega”, ressaltou, ao se referir a Wazilewski. Elaine assumiu o TED no início da atual gestão, em fevereiro de 2016. Durante esse quase um ano e meio, o Tribunal, além de adotar uma sistemática de celeridade processual, investiu muito em palestras e cursos de capacitação. “Com essa política, transformamos o TED também em órgão consultivo, passando dicas aos colegas para que evitassem serem processados no tribunal”, ressaltou Elaine. Outro avanço da atual gestão foi a profissionalização do Tribunal, que pela primeira vez passou a contar com uma advogada contratada exclusiva para dar andamento aos procedimentos do TED. “Só temos a agradecer o presidente Walter que entendeu a importância desse investimento”, frisou. Novo presidente O novo presidente do TED destacou que se sente muito honrado em ter sido indicado indicação para assumir o posto. Assim como Elaine, ele teve seu nome referendado pelo Conselho Seccional da OAB-TO para poder assumir o cargo. “Aceito o desafio de manter a boa condução dos trabalhos realizados pela presidente Elaine Ayres, juntamente com os valorosos membros éticos que dedicam seus preciosos tempos a análise e julgamento dos processos éticos-disciplinares”, frisou. O novo presidente também garantiu que seguira a política de resgate do Tribunal de Ética, não só de órgão exclusivamente punitivo, mas também educativo, visando contribuir na formação do bom profissional da advocacia.