Página inicial > Arquivo OAB > Corrida do Advogado bate recorde de público

Em Natividade, advocacia pede eficiência em relação à Defensoria e comunicação interna

Criada em 1734, localizada a 218 quilômetros da Capital e com população de pouco mais de 9 mil habitantes, a histórica cidade de Natividade abriu, nesta terça-feira, 20 de junho, a terceira etapa do projeto OAB em Campo. O projeto, realizado pela OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), tem o objetivo de aproximar a advocacia do interior à Seccional. Além de apoio total ao projeto, a advocacia de Natividade expressou algumas reivindicações, entre elas um combate direto da entidade à atuação da Defensoria Pública e a ampliação na comunicação interna. Além de Natividade, nesta terceira etapa, as cidades visitadas serão Natividade, Paranã, Palmeirópolis, Alvorada, Araguaçu, Formoso do Araguaia e Gurupi. Com o lema “Em Dia com a Advocacia”, a OAB leva a Ouvidoria, Procuradoria de Defesa de Prerrogativas, a diretoria da instituição (incluindo a Presidência), CAATO (Caixa de Assistência ao Advogado do Tocantins), ESA (Escola Superior de Advocacia), TED, conselheiros seccionais, conselheiros federais, o setor Administrativo/Financeiro e a Assessoria de Comunicação para atender diretamente as necessidades dos advogados do interior do Estado. Depois de uma agenda que contou com a visita à diretora do Fórum de Natividade, Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, à prefeita Martinha Rodrigues Neto, e a quatro escritórios, a diretoria da OAB se reuniu com os advogados e advogadas da cidade, na sala da Esmat. No encontro, todos foram unânimes em elogiar o projeto da atual gestão e apontar suas aflições. A diretoria da Ordem foi representada pela vice-presidente Lucélia Sabino, pela secretária-geral-adjunta Graziela Reis, pelo presidente da CAATO, Flávio Leão e pelo procurador de Prerrogativas Rafael Martins. Além destas pessoas, estiveram presentes as colaboradoras e colaboradores da ESA, do TED, da Presidência da Ordem, do setor administrativo-financeiro e da Assessoria de Comunicação. Para o presidente da OAB de Natividade, Heraldo Rodrigues de Cerqueira, o OAB em Campo e o respaldo que o projeto traz para as subseções são altamente positivos. “Isso mostra que realmente a gestão da OAB quer integrar toda advocacia, valorizando os inscritos. È uma iniciativa mais do que louvável e tem total respaldo nosso aqui”, salientou. O presidente também reforçou o pedido para que a OAB-TO apoie a construção da sede da subseção de Natividade. A direção da OAB se comprometeu em dar, sim, o apoio para que a obra seja realizada, além de contar com o respaldo financeiro da CAATO. “Tudo que a OAB fizer, nós vamos fazer também, dobrando o apoio”, destacou Flávio Leão. Depois, outros advogados de Natividade falaram da atuação ad Defensoria. Segundo informações extraoficiais, há 2.300 processos com a Defensoria dos 2.800 existente na Comarca, ou seja, cerca de 80%. Graziela Reis explicou que muitas tentativas de diálogo com a Defensoria foram feitas, relatando resultados de várias reuniões com a instituição. No entanto, muitos temas os defensores não abrem mão e aí não existe acordo. Desta forma, a OAB precisa dos relatos objetivos sobre as atuações impertinentes da Defensoria para encontrar outra forma de atuação. Comunicação interna Outro problema discutido pela diretoria da OAB com a Natividade foi uma reivindicação em relação à comunicação interna. Algumas ações positivas feitas pela OAB e pela CAATO não estão chegando a conhecimento da advocacia do interior e, por isso, a gestão irá implantar ações para melhorar esse contato. Uma das ações deve ser a criação de um boletim interno de notícias. Escritórios visitados Foram visitados os escritórios de Felício Cordeiro e Vanessa Carneiro Nonato; Marcony Nonato; Sarandi Fagundes Dornelles e do presidente Herlado. Nesta quarta-feira, 21, o OAB em Campo prossegue em Paranã e Palmeirópolis.