Página inicial > Arquivo OAB > Corrida do Advogado bate recorde de público

OAB cobra agilização de pagamento de alvarás da Caixa Econômica

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), por meio da Comissão de Direito Bancário, cobrou, em reunião realizada nesta quarta-feira, 28 de junho, a agilização do pagamento de alvarás da CEF (Caixa Econômica Federa). A reunião, que ocorreu na sede da Superintendência da Caixa, contou com a presença dos membros da comissão Ênio Licino Host e Bruno Sevilha, representando a OAB, e, pela Caixa Econômica, os gerentes regionais Jairan Bandeira Gomes e Vandeir Ferreira da Silva. Na reunião, os representantes da advocacia defenderam a necessidade de a Caixa agilizar o pagamento dos alvarás, tendo em vista que a demora excessiva vem causando problemas para os advogados e para os clientes. Além de tomar providências, os representantes da Caixa anunciaram que o Tocantins terá, em agosto, junto com Amazonas, a instalação do alvará eletrônico, faltando apenas a autorização do TJ-TO (Tribunal de Justiça do Tocantins). O objetivo é dar rapidez aos recebimentos de depósitos judicias. No alvará eletrônico, o juiz terá uma ferramenta na qual que, com um comando, vai fazer a transferência dos valores que estão na conta judicial para a conta que os advogados informarem, não sendo mais necessário pegar alvará e se deslocar até uma agência da caixa ou PAB (Posto de Atendimento Bancária) do Fórum. Com isso, os próprios juízes farão a transferência dos valores com uma ferramenta que só ele terá acesso. Além disso, segundo a Caixa Econômica, o PAB e o atendimento nas agências continuarão da mesma forma que existe hoje para atender partes e advogados que queiram sacar em espécie. “A reunião foi muito proveitosa. Agora esperamos que tudo funcione da forma que foi combinado”, salientaram Ênio Host e Bruno Sevilha.