Página inicial > Arquivo OAB > Corrida do Advogado bate recorde de público

OAB pede plataforma de cálculos judicias para a advocacia

A pedido da Subseção de Colinas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a OAB-TO solicitou, formalmente, que o TJ-TO (Tribunal de Justiça do Tocantins) disponibilize plataforma de cálculos judiciais já fornecido aos contadores judiciais. O objetivo é permitir uma maior facilidade para advocacia e os seus clientes no cálculo de liquidação de sentenças, execuções judiciárias e títulos executivos extrajudiciais. O presidente da OAB de Colinas, Darlan Aguiar, explicou que jurisdicionado e a advocacia sempre têm necessidade de atualizar cálculos e liquidar sentenças ilíquidas, seja contra particular, seja contra a Fazenda Pública. “Caso seja franqueado acesso aos advogados a este sistema de cálculo, haverá melhor dinamização dos atos processuais, culminando com celeridade e saneamento antecipado de dúvidas ante a utilização de sistema que permite serem os cálculos realizados segundo o que aceita e determina o TJ-TO”, frisou Darlan Aguiar, ao destacar que outros tribunais de Justiça do país já adotam essa prática. Ele citou os exemplos do Sergipe e do Distrito Federal. Em resposta à OAB, o TJ informou que a sua Diretoria Financeira finaliza projeto para aprimorar a ferramenta de cálculo de custas judiciais e taxa judiciária, que será adequado aos processos judicias. Esse projeto deve ser apresentado ao comando do TJ em agosto.