Página inicial > Arquivo OAB > Dirigentes de Prerrogativas da OAB destacam ética de Danillo Sandes

OAB inova e implanta duplo sistema de acessibilidade no site oficial

Em um passo decisivo para ajudar na inclusão de todos os advogados e advogadas portadores de alguma deficiência, a OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) instalou, nesta segunda-feira, 28 de agosto, a Solução Rybená de Acessibilidade em seu site oficial. O sistema traduz todos os textos noticiosos, ícones e informações do site oficial para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ou faz o relato em áudio, a depender da opção do usuário. Com essa medida, a OAB-TO é uma das primeiras do Brasil a se adaptar a Lei da Inclusão da Pessoa com Deficiência (lei n.º 13.146). O artigo 63 desta lei diz que é “obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis”. Funcionamento Quem acessar o site da OAB-TO verá, no lado esquerdo, um símbolo duplo com duas mãos e com um sinal de som. Para escolher a leitura em libras, basta clicar nas duas mãos e selecionar o texto para interpretação. Já para ouvir o texto, tem que clicar no ícone de som e selecionar o texto. Os computadores adaptados para cegos vão alertar da existência da Solução Rybená de Acessibilidade. A iniciativa, claro, facilita a vida de qualquer pessoa com deficiência que acesse o site e não penas advogados e advogadas. Conquista Para o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-TO, Arlindo Nobre da Silva, a novidade no site é de grande valia e mostra que, realmente, a Ordem está preocupada com inclusão de todos os membros da advocacia. “É com muita satisfação que recebemos essa novidade. Gestão inclusiva se faz com ações e não só com discurso e a Diretoria da OAB-TO soube reconhecer a importância de facilitar o acesso à informação da instituição a todos os seus membros”, comemorou Arlindo Nobre, ao destacar que em 26 de setembro se comemora o Dia Nacional do Surdo e o sistema é um presente para todos os deficientes auditivos que se comunicam por meio de LIBRAS. Deficiente visual, o advogado Marques Elex Silva Carvalho, 46 anos, comemorou a aquisição da OAB, dizendo que o sistema torna o site totalmente acessível. “Agora o advogado deficiente visual não vai ficar sem saber o que está acontecendo e vai ficar muito mais fácil à navegabilidade”, ressaltou, ao dizer que usa o site para ver as notícias da Ordem e acessar os serviços. Para ele, a instalação do sistema mostra que a atual gestão da OAB realmente tem o compromisso de incluir e dar acesso irrestrito a todos. “Isso é democracia”, pontuou. Marques Elex nasceu cego e é advogado há 16 anos. Por sua vez, o presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, destacou que com a iniciativa a instituição dá mais um passo para se adequar à acessibilidade a pleno. “Nós criamos e demos autonomia para Comissão da Pessoa com Deficiência. Implantamos o sistema de acesso ao site. Mas não para por aí. Vamos reformar a sede da Seccional e nela há um cuidado especial com a acessibilidade. O mesmo ocorre com as sedes de subseção que vamos construir. O elevador panorâmico de acesso ao Plenário da subseção de Gurupi é outro exemplo”, frisou Ohofugi.