Página inicial > Arquivo OAB > Thiago Perez é nomeado para Comissão Nacional Especial de Direito Tributário

Tecnologia vai simplificar o processo de registro de sociedade para advogados

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) e Jucetins (Junta Comercial do Tocantins) assinaram nesta quarta-feira, 08 de novembro, um termo de cooperação técnica para o uso do Portal Simplifica, que unifica os processos para registro de sociedades simples e unipessoais feitas por advogados no estado. Com o termo, até dezembro, o advogado ou o contador dele precisará apenas acessar o Portal Simplifica que reunirá os trâmites realizados por OAB-TO, Jucetins e Receita Federal. “Esta tecnologia vai facilitar muito a vida do advogado, pois ele vai poder resolver todo o trâmite apenas na OAB, sem ter que se dirigir a nenhum outro órgão, municipal, estadual ou federal. O comércio já está fazendo esta unificação de sistemas, chegou a hora do profissional liberal, do advogado ter a mesma facilidade, ter uma desburocratização de processos”, comemora Walter Ohofugi, presidente da OAB-TO. “O nosso objetivo é trazer a facilidade para todos, diminuir a papelada, diminuir custos. Hoje se gasta dinheiro com a papelada, cópias e cópias de documentos, ir e voltar em vários órgãos. Com o sistema, o advogado que estiver no seu escritório lá no Bico do Papagaio vai poder resolver suas pendências acessando um site”, explica Carlos Roberto Dias de Moraes, presidente da Jucetins. O ato de assinatura do convênio contou com a presença do secretário estadual da Fazenda, Paulo Antenor; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-TO, Pedro José Ferreira; membro do Conselho de Vagais da Jucetins, Franco Lima; diretor de tecnologia e inovação da ACIPA (Associação Comercial e Industrial de Palmas), Divino Eterno; presidente da Sescap (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Tocantins), Gildivam Miranda Marques. Além deles, vários técnicos da Jucetins e advogados que compõem a atual gestão da OAB participaram do ato. O processo hoje Atualmente, para fazer o registro de uma sociedade simples ou unipessoal, o advogado precisa vir à OAB-TO, passar por um trâmite interno de aprovação dos conselhos, depois levar a documentação gerada para a Receita Federal, onde será liberado o CNPJ, e depois à prefeitura para obter o alvará. Com a utilização do Portal Simplica, todo este processo passará a ser online e unificado. Confira o vídeo do ato de assinatura aqui.