Página inicial > Arquivo OAB > Advogados do Tocantins terão acesso ao INSS Digital

Advogados do Tocantins terão acesso ao INSS Digital

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) aprovou na última Sessão do Conselho Seccional, realizada na última sexta-feira, 10, o pedido da conselheira Meire Castro Lopes que viabiliza um termo de cooperação técnica entre OAB-TO e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que os advogados do Tocantins possam se cadastrar para ter acesso aos processos administrativos do INSS via internet. “Assim que finalizarmos os detalhes do termo e colocarmos a parceria em prática, o advogado poderá postular os interesses dos clientes e segurados diretamente de seu escritório, sem precisar ir à agência do INSS. Hoje o grande problema que os advogados previdenciaristas enfrentam são as filas, o sistema de agendamento, a falta de servidores para fazer o atendimento presencial. Os advogados acabam tendo que esperar muito tempo, pegar uma senha para cada atendimento, isso tudo quando é presencial. O INSS Digital vem para encerrar isso”, pontua Meire. Uma reunião prévia, para definir os detalhes do termo de cooperação técnica já foi realizada, no dia 9 de novembro entre o presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi; o secretáio-geral da OAB-TO, Célio Henrique Rocha; a conselheira seccional e relatora da proposta, Meire Castro Lopes; o coordenador do Processo do INSS Digital, Everton Campos Silveira; e os advogado Gabriel Rocha e Edson Dias. “Estamos avançando para facilitar a vida do advogado tocantinense, dando a ele ferramentas tecnológicas para que seu trabalho seja agilizado e facilitado”, comenta Walter Ohofugi. Na No INSS Digital, com acesso restrito aos advogados, poderão ser realizados inicialmente requerimentos de benefícios de aposentadorias urbanas e rurais, incluindo das pessoas com deficiência, pensão por morte, salário maternidade urbano e rural e auxílio reclusão. A fé pública dos documentos será atestada pelos próprios advogados, quando do protocolo do benefício.