Página inicial > Arquivo OAB > Thiago Perez é nomeado para Comissão Nacional Especial de Direito Tributário

Comissão Sindical se apresenta em café da manhã pautado por discussões

A Comissão Sindical da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) recebeu na manhã desta terça-feira, 28 de novembro, representantes de sindicatos laborais e patronais, além de membro da Justiça do Trabalho durante um café da manhã que foi pautado por discussões em torno do fortalecimento dos sindicatos e a polêmica obrigatoriedade da contribuição compulsória. O evento começou com a apresentação dos membros da comissão que estavam presentes: Allander Quintino Moreschi (presidente), Rogério Gomes Coêlho (vice-presidente), Sergio Aparecido Fernandes (membro), Vinícius Eduardo Lipczynski (membro). Logo depois, foi formada uma mesa de debates com os membros e também a representante da comissão da Justiça do Trabalho, Dayane Maciel Bezerra de Castro. “Ponto importante que a queda da obrigatoriedade da contribuição sindical traz é o custeio. Sem custeio, o sindicato morre. A discussão tem que ser maior, deve envolver judiciário, Ministério Público do Trabalho, sociedade. Não tivemos esta oportunidade e é por isso que a Comissão de Direito Sindical foi criada, foi a pedido dos sindicatos, para que a discussão seja ampla, para chamar para o debate e lutar pelo justo”, afirmou Allander, presidente da Comissão de Direito Sindical “O que as pessoas não se atentaram, ao deixar de contribuir com um dia de trabalho para os sindicatos é que este recurso é que forma o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), e ´do Fat que vem os recursos que bancam o Seguro Desemprego, por exemplo”, acrescentou Sergio Aparecido Fernandes, um dos membros nomeados para a comissão. Após a apresentação, foram abertas falas para os representantes sindicais que agradeceram pelo debate e reafirmaram a necessidade de lutar pelos sindicatos, pois a tendência que se vê é a tentativa de enfraquecê-los.