Página inicial > Arquivo OAB

OAB-TO emite nota sobre homicídio de vereadora carioca

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins), através da CDH (Comissão dos Direitos Humanos), publicou, nesta quinta-feira, 15 de março, nota pública cobrando investigação e apuração do assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro. A vereadora foi morta na quarta-feira, 14 de março. Confira a anota na íntegra abaixo. “A Comissão de Diretos Humanos da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) manifesta profundo pesar pela morte de Marielle Franco e Anderson Pedro Gomes. Marielle como vereadora representava a mulher negra, incansável nas lutas dos direitos humanos, pela representatividade das mulheres e contra as desigualdades sociais no Rio de Janeiro. Marielle Franco se expressou, escrevendo no dia anterior à sua morte: "Quantos mais irão precisar morrer para que essa guerra acabe?" . A fatalidade que aconteceu com Marielle, demonstra a violência que se alastra pelo país, qual não deve e não pode continuar banalizada, principalmente no cotidiano das periferias. Esta violência é inquietante para a democracia, que deve construir alternativas para a segurança da sociedade e os direitos de todos e todas. É urgente e necessário que as mortes de Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes sejam imediatamente investigadas de forma rigorosa e transparente, para que sejam elucidados os motivos e punidos os responsáveis como resposta para toda a sociedade. Sempre Marielle!”