Página inicial > Arquivo OAB > OAB publica acórdão sobre alteração no número de conselheiros seccionais

Conselho Federal da OAB criará uma política nacional específica de valorização da advocacia dativa

Via ASCOM OAB/TO O Colégio de Presidentes das Seccionais realizado em Brasília, nesta terça-feira (18), decidiu lançar um plano nacional de valorização da advocacia dativa. A OAB iniciará indo ao Conselho da Justiça Federal (CJF) para solicitar a revisão e a majoração da tabela de honorários dos advogados dativos. O objetivo é valorizar a atividade de quem atua na defesa e na garantia de justiça da população mais carente. O advogado dativo é contratado pelo Estado para atuar na defesa do cidadão carente em locais onde a Defensoria Pública não atua. “A proposta de valorização da advocacia dativa foi reivindicado pela OAB/TO como forma eficaz do Governo de cumprir a obrigação constitucional de prestar assistência jurídica aos mais pobres e carentes”, pontuou o presidente da Seccional Tocantins da Ordem, Gedeon Pitaluga. O Colégio de Presidentes das Seccionais definiu também solicitar ao Conselho Federal da OAB o imediato ingresso no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação contra a revista de advogados em fóruns de justiça. Para os presidentes do sistema OAB a advocacia vem sendo tratada de forma discriminatória em todo o país, sendo necessário acionar o Supremo contra a irregularidade. A OAB nacional vai ingressar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) na corte para garantir isonomia aos advogados como destacou o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. “É absolutamente inaceitável que o fórum crie discriminação entre aqueles que fazem parte da família forense. O advogado é indispensável ao funcionamento da justiça, mas é fato que em boa parte dos fóruns no Brasil, onde até há necessidade de segurança - juízes, promotores e servidores não passam pela revista que é exigida no caso dos advogados. Ou a revista serve para todos ou ela não se aplica para aqueles que fazem parte do sistema de justiça no País. É uma questão de isonomia”, afirmou Felipe Santa Cruz. Cursos de Direito Outro tema debatido no encontro foi à proliferação de cursos de direito no Brasil. O Colégio propôs o ajuizamento de Ação Civil Pública para barrar novas autorizações de abertura de cursos jurídicos. O sistema OAB também vai apoiar um projeto de lei, em andamento na Câmara, para tornar vinculativo o parecer da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB quando da solicitação de novos cursos ao Ministério da Educação (MEC). O Colégio de Presidentes deliberou ainda sobre a necessidade de convocar toda a advocacia para acompanhar a votação do projeto de lei que criminaliza a violação das prerrogativas. A expectativa é que a medida seja apreciada no Senado na próxima semana e a mobilização da classe será fundamental. Ao final do encontro foi publicada uma carta com todas as deliberações do colegiado.