Página inicial > Arquivo OAB > Exame da Ordem 2008.3 será neste domingo

OAB/TO firma parceria para emissão e validação de certificados digitais para advogados

A seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Tocantins acaba de firmar uma parceria com a Certisign, companhia com foco exclusivo no desenvolvimento de soluções de certificação digital e autoridade certificadora exclusiva da OAB para emissão do serviço a advogados. Por meio da parceria, os profissionais da região terão acesso à tecnologia, que será implantada nas novas cédulas de identidade da Ordem. Além disso, a cidade de Palmas passa a constar na lista como a terceira a aderir ao primeiro módulo do SUAP (Sistema Unificado de Administração Processual). O projeto compreende um conjunto de ações para a informatização total dos órgãos do Judiciário Trabalhista, e facilitará o acesso da população à Justiça, disponibilizando os processos via internet. Segundo o Dr. Ercílio Bezerra de Castro Filho, presidente da OAB de Tocantins, trata-se de uma ferramenta essencial para os advogados, pois facilitará muito na rotina de seus trabalhos.“Com essa tecnologia e serviços em funcionamento, os advogados podem dar entrada em processos, fazer consultas e adicionar peças aos processos sem a necessidade de deslocamentos e sem a impressão de papéis. Essa parceria OAB Tocantins e CertiSign é muito inteligente e eficiente, temos muito a ganhar”, ressalta. Por meio do SUAP, advogados poderão, pela internet, da própria casa ou do escritório, dar início a uma reclamação trabalhista sem precisar apresentar nenhum documento em papel ou até mesmo encaminhar uma petição já elaborada anteriormente. Basta ter um certificado digital para que o processo seja distribuído automaticamente e o próprio sistema informe a data da primeira audiência. Segundo Regina Tupinambá, diretora de canais da Certisign, o certificado digital é uma ferramenta imprescindível para dar celeridade aos processos judiciais. “O projeto SUAP é uma excelente iniciativa da Justiça do Trabalho de Tocantins uma vez que montanhas de papéis serão substituídas por documentos eletrônicos. Com certeza, servira de exemplo ao restante do Brasil os benefícios que advogados e seus clientes terão com o uso da certificação digital”, finaliza. Como adquirir - Para obter o certificado digital, o advogado deve acessar o site www.identidadedigital.com.br/acoab e realizar a compra. Após este procedimento, o advogado deve agendar a validação presencial na seccional e comparecer munido da documentação necessária. O processo de validação e emissão das informações exige, em média, 40 minutos. Serviço: Local do atendimento: Sala da OAB na Vara do TrabalhoEndereço: 302 Norte, QI-12, Alameda 02, Lotes 01 e 02 Telefone: (63) 3212–1746 Horário: todas as quartas-feiras, das 8h00 às 18h00.Documentação: nova carteira de identidade profissional do advogado com chip e comprovante de residência. Certificação Digital A certificação digital garante ao documento eletrônico a autenticidade, confiabilidade, integridade e sigilo das informações assinadas digitalmente. Também é utilizada para que o advogado se identifique com segurança ao acessar serviços eletrônicos. A tecnologia permite ainda o uso para peticionamento digital e acesso aos arquivos de todos os tribunais que já implantaram a certificação digital. Entre eles, estão: os superiores (STF – Supremo Tribunal Federal-, STJ – Supremo Tribunal da Justiça - e TST) e o e-DOC (sistema eletrônico que permite o envio de documentos que tramitam nas Varas do Trabalho dos 24 TRTs e no TST, sem necessidade de apresentação posterior de documentos originais). (Informações da Ascom Certisign)