Página inicial > Arquivo OAB > Exame da Ordem 2008.3 será neste domingo

Criado o Fórum Permanente da Governabilidade

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, juntamente com a Universidade Federal do Tocantins, Federação das Indústrias do Tocantins, Instituto Conorte de Planejamento Aplicado, Ministério Público Estadual e outras 60 entidades que representam a sociedade civil criaram nesta terça – feira, 25, na sede da OAB/TO o Fórum Permanente da Governabilidade. Os objetivos são o fortalecimento das instituições e o empoderamento da sociedade civil para acompanhar as ações do Estado e o atual momento do Governo. A idéia é que a sociedade conheça, de fato, as ações governamentais e participe das decisões, afim de que, seja garantido o Estado Democrático de Direito. O Fórum não ter participação de políticos, partidos e nem posição partidária. De acordo com o promotor Edson Azambuja, a proposta é que a sociedade civil acompanhe de perto e atue junto à atual situação do governo. “Vamos observar se as ações de saúde, educação, entre outras estão sendo cumpridas. Não podemos deixar que este momento desestabilize as prioridades governamentais e deixe de atender as necessidades dos cidadãos. Assim como, não podemos deixar que os políticos atuem somente conforme os interesses individuais e transformem a assembléia Legislativa num balcão de negócios” disse Azambuja. Para o reitor da UFT, Alan Barbiero, o Fórum vai fazer a interlocução entre governo e sociedade. “Este Fórum, onde todos são convidados e devem participar, é a voz da sociedade. Não fazem parte do Fórum, apenas representantes de instituições, mas pessoas, cidadãos que se unem para assegurar a democracia participativa e representativa” frisou Barbiero. O presidente da OAB/TO, Ercílio Bezerra, concluiu a reunião dizendo que a “democracia só se fortalece quando as instituições estão fortes”. Compõe o Fórum, diversos segmentos da sociedade, entre eles, a Associação de Catadores de Lixo, Central Única de Trabalhadores, Associação Amigos do Bem, Sindicato dos Servidores Públicos Federais, entre outros. Na próxima assembléia, em data e local a serem anunciados posteriormente, haverá o lançamento do Fórum Permanente da Governabilidade para imprensa.