Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Últimas notícias > OAB/TO: Baile do Rubi, desagravo, inaugurações, eventos, pós-graduações, prerrogativas e apoio à jovem advocacia
Início do conteúdo da página
Destaques

OAB/TO: Baile do Rubi, desagravo, inaugurações, eventos, pós-graduações, prerrogativas e apoio à jovem advocacia

  • Escrito por Patrícia Laurindo de Paiva
  • Criado: Terça, 27 Setembro 2022 16:56
  • Publicado: Terça, 27 Setembro 2022 16:56
  • Última Atualização: Segunda, 03 Outubro 2022 14:37
imagem sem descrição.

As ações realizadas no mês de agosto e setembro pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, foram celebradas pela classe. Entre as ações de destaques estiveram o incentivo a qualificação e ensino com o lançamento de pós-graduação e o Baile do Rubi, evento que reuniu quase 2 mil pessoas, dentre advogados, advogadas, familiares e convidados.

A avaliação do presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, é que as ações mobilizaram a advocacia, tanto na capital quanto no interior. “Ações planejadas e trabalhadas inteiramente para advocacia. A comemoração é uma tradição classista. Aqui no Tocantins estamos deixando um grande legado de valorização e fortalecimento da classe”,celebrou.

 

Baile do Rubi

Entre advogados, advogadas, familiares e amigos da advocacia, a festa mais elegante do ano ocorreu no dia 12 de agosto no Órion Hall. O Baile é uma tradição, que nesta edição de 2022, se mostrou grandiosa, reconhecido como um dos eventos sociais mais importantes do estado, trazendo muito glamour e valorização à classe.

O evento teve início às 22h com animação da DJ Emily Franco. Comandando o repertório da noite, as bandas musicais sertanejas Kleber e Cauan e Stéfane Lorena fizeram os presentes se divertirem até as 7h da manhã do sábado, momento em que a festa foi encerrada.

O público foi recepcionado na entrada pelo presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, acompanhado da sua esposa, advogada e presidente da comissão organizadora do Baile, Fernanda Halum Pitaluga; e também da Secretária-geral, Jandra de Paula; do tesoureiro, Thomas Jefferson; da Ouvidora Geral Janay Garcia e dos diretores-adjuntos Kellen Pedreira e Maurício Ughini.

As subseções de Augustinópolis, Araguatins, Tocantinópolis, Alvorada, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pedro Afonso, Araguaína, Guaraí, Gurupi, Taguatinga e Natividade também promoveram seus eventos festivos em comemoração ao mês do advogado (a).

Ensino e Qualificação

Por meio de parcerias da OAB/TO e Escola Superior da Advocacia (ESA), com as Instituições de Ensino IDASP e UNITOP, mais de mais de 140 vagas foram ofertadas à advocacia.

A parceria com o IDASP resultou na oferta de 70 vagas para o curso de pós-graduação em Direito do Agronegócio com mensalidades a R$ 125,00.

Já a parceria com o UNITOP resultou na oferta de 70 vagas para o curso de pós-graduação em Práticas da Advocacia, com mensalidades no valor de R$ 120,00.

 

Inaugurações

Três salas da advocacia foram entregues durante o mês. Sendo a primeira na Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), no dia 11/08, a segunda em Novo Acordo no dia 31/08 e a terceira com a Sala de Estagiários da OAB/TO em parceria com a Unicatolica, dia 22/09. As salas contam com um espaço digno de infraestrutura adequada e mobiliários novos.

Projeto de Iniciação para a Jovem Advocacia

Aprovada durante a Sessão do Conselho Pleno de Agosto, o Projeto de Iniciação para a Jovem Advocacia vai beneficiar os advogados e advogadas com até cinco anos de registro na Ordem. Proposto e apresentado pela Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) o projeto conta com a parceria da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência ao Advogado do Tocantins (CAATO). A ação prevê a realização de mentorias, confecção de identidade visual e um ensaio fotográfico para o jovem advogado. Para isso, o advogado selecionado em processo seletivo.

Ato de desagravo e lançamento da Campanha Advocacia sem Assédio

O Desagravo da Advogada, Ana Cláudia Jorge Cortez contou com a presença da Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno. O Ato de Desagravo ocorreu na na quinta-feira, 18/08, no Plenário da OAB/TO, Denise Sucena, no mês da advocacia, durante momento fortemente simbólico que demonstrou o compromisso da Ordem com a defesa das prerrogativas da advogada. Na ocasião, foi lançada a Campanha Advocacia sem Assédio.
O Ato em defesa da Advogada, Ana Cláudia Jorge Cortez, ocorreu em resposta à violação de prerrogativas ocorrida no dia 25 de maio de 2022 em razão de seu exercício profissional.

Prerrogativas
Com atuação do Sistema Nacional da OAB, Tribunal do Júri condenou assassinos de Danilo Sandes com penas superiores a 25 anos. A sentença condenatória impôs pena de 25 anos, 2 meses e 14 dias a Rony Macedo Alves Paiva; e de 26 anos, 5 meses e 14 dias a Wanderson Silva de Souza. O Conselho Federal da OAB acompanhou o processo desde o seu início e o procurador nacional adjunto de Defesa de Prerrogativas, Stalyn Paniago, atuou no julgamento como assistente de acusação.
No dia 20 de setembro a OAB/TO atuou na Assistência pela defesa do advogado que cometeu homicídio em situação de risco de morte.

Nesta terça-feira, 27, a OAB/TO acompanha, na Assistência de Acusação, o Júri da tentativa de homicídio em que uma das vítimas é advogado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página