Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Ércio Quaresma encerra CEJA 2023 com palestra sobre Direito Criminal
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

OABTO realiza 1º Simpósio de Direito Militar com foco na valorização das mulheres na área jurídica e militar

  • Escrito por Emerson
  • Publicado: Quinta, 05 Junho 2025 11:59
  • Última Atualização: Segunda, 09 Junho 2025 11:23
  • Acessos: 229
imagem sem descrição.

Com o tema “Entre a Advocacia e a Caserna: A Força das Mulheres no Direito Militar”, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO) realizou, no último dia 29 de maio, o 1º Simpósio de Direito Militar da OAB/TO, no auditório da sede em Palmas. O evento foi uma realização conjunta da Comissão de Direito Militar, da Escola Superior da Advocacia (ESA/TO) e da própria seccional, reunindo advogadas, militares, acadêmicas e especialistas da área.

O simpósio teve como objetivo fortalecer a presença feminina no universo jurídico-militar, além de promover integração, capacitação e valorização das mulheres que atuam ou pretendem atuar neste segmento. O evento se destacou por dar visibilidade à atuação de mulheres tanto na advocacia militar quanto nas corporações das Forças Armadas e Forças Auxiliares, num ambiente historicamente marcado pela predominância masculina.

Ao longo da noite, foram promovidas palestras, proferidas por mulheres com ampla experiência no Direito Militar. Dentre os temas abordados estão: “A advocacia militar feminina: desafios e perspectivas; Assessoria jurídica na caserna; Nos espaços de comando: a trajetória de uma mulher em posições de liderança; Superações e conquistas: a trajetória de uma mulher militar tocantinense; e A mulher militar no cenário internacional: a experiência na ONU”.

As palestras foram ministradas por profissionais de excelência, com experiências enriquecedoras nas áreas jurídica e militar, como a advogada Juliana Bezerra, especialista em Direito Militar, a Tenente-Coronel Sueli Ferreira (PMTO), a Tenente-Coronel Marlene Machado (PMTO), a Tenente-Coronel Renata Monteiro (Exército Brasileiro), e a Tenente-Coronel Halyny Mendes (CBMTO).

Cada uma das palestrantes compartilhou sua trajetória com sensibilidade e firmeza, contribuindo para o aprofundamento dos temas propostos e reforçando o papel transformador da mulher nas estruturas de poder, comando e justiça. As experiências abordadas revelaram a importância da formação continuada, da atuação jurídica responsável e do fortalecimento dos princípios que regem a Justiça Militar no país.

A presidente da Comissão de Direito Militar da OABTO, Anna Caroline Araújo, destacou a relevância do evento como parte de uma agenda permanente de aproximação institucional e fortalecimento da advocacia especializada.

“A realização deste primeiro simpósio é uma vitória coletiva. É a concretização do compromisso da OAB com a valorização da advocacia militar e com o fortalecimento das relações institucionais pautadas pelo respeito, legalidade e diálogo construtivo”, afirmou.

Para o presidente da OABTO, Gedeon Pitaluga, a OABTO tem o compromisso da valorização da mulher em todos os setores da sociedade, e as corporações militares, como grandes referências sociais que são, estão nesse contexto de relações institucionais.

A OABTO, por meio de suas comissões temáticas, reafirma seu compromisso com a promoção do conhecimento jurídico, a defesa das prerrogativas profissionais e a construção de uma advocacia cada vez mais preparada para atuar em todos os campos do Direito, inclusive nas áreas especializadas e estratégicas como o Direito Militar.

O evento contou ainda com as presenças do ex-Secretário de Segurança e Coordenação Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Brigada Do Exército Brasileiro, Marcius Cardoso Netto, o Comandante do 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Coronel Ribeiro Filho, e a Comandante de Policiamento da Capital, representando o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Lourdes Cristina.

registrado em:
Fim do conteúdo da página