OAB PARTICIPA DE INICIATIVA PARA MELHORAR A DEFESA DO CONSUMIDOR
A Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins representada pelo seu presidente, Thomas Jefferson, e pela membra, Bianca Reis, participou de reunião com a coordenadora-geral de articulação de relações institucionais e internacionais da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Maria Cristina Rayol, e o Superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, para discutir parcerias.
O objetivo é construir pautas coletivas e individuais para aumentar as soluções e avanços com resultados ainda mais positivos em defesa do consumidor no Tocantins. Esses avanços virão da união de esforços entre diversos atores do poder público e da sociedade civil.
“Muito importante a presença da Senacon no Estado, foi uma ótima oportunidade para a comissão passar as principais pautas consumerista que a sociedade e a advocacia têm enfrentado no Tocantins. Tivemos a oportunidade de fazer encaminhamentos a respeito dos distratos Imobiliários, falhas nas prestações de serviço das concessionárias de água e energia elétrica, bem como os problemas dos empréstimos consignados”, destacou Jefferson.
A coordenadora-geral, Maria Cristina Rayol, destacou que está visitando todos os estados brasileiros para levantar informações sobre os órgãos de defesa do consumidor. O objetivo é construir pautas coletivas e individuais para aumentar as soluções e avanços com resultados ainda mais positivos em defesa do consumidor.
“Entendemos que todo sistema deve ser fortalecido e trabalhar de forma integrada. Isso inclui Ministério Público. Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Procons, delegacias e demais órgãos. É importante esta atuação conjunta, de maneira que complemente os serviços. Estamos em busca de melhorias para o consumidor, nas relações de consumo e desenvolvimento do País”, afirmou Maria Cristina.
Para o Superintendente do PROCON/TO, Walter Viana, essa união fortalece de maneira substancial a luta em defesa dos direito do consumidor no Tocantins.
"Temos atuado sempre em defesa do consumidor em busca da resolutividade das suas demandas. Foi possível apresentar e discutir com Maria Cristina as reclamações que recebemos com maior frequência, os gargalos no direito do consumidor, assim como as possíveis soluções. A parceria com a Senacon, OAB e demais instituições é fundamental para alcançarmos os avanços, mais qualidade e agilidade no nosso trabalho na defesa do consumidor tocantinense", disse Viana.