Página inicial > NOTÍCIAS > OAB busca desburocratizar o ITCMD no Estado
Últimas notícias

OAB FAZ CAMPANHA PARA A ADVOCACIA DOAR PARTE DO IMPOSTO DE RENDA PARA AÇÕES EM FAVOR DE IDOSOS

• Publicado: Terça, 11 Mai 2021 00:00
  • Última Atualização: Sábado, 10 Julho 2021 05:44
imagem sem descrição.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins abraçou a campanha da Comissão do Idoso que busca sensibilizar a classe a destinar 3% do valor do seu imposto de renda para a aplicação em políticas públicas para as pessoas idosas.

Qualquer contribuinte pode fazer a doação que será enviada para o fundo municipal ou estadual do idoso. Essa é uma possibilidade aberta pela legislação para que o cidadão possa escolher como destinar a aplicação de parte do seu imposto de renda.

O presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, é solidário a ação. “Todos podemos fazer a nossa parte para ajudar aqueles que mais precisam, especialmente neste momento difícil, onde as camadas mais vulneráveis como os idosos sofrem ainda mais”, destacou Pitaluga.

A presidente da Comissão do Idoso da OAB/TO, Viviane Gomes Ribeiro, explica como funciona o programa de doação solidária. “O imposto solidário possibilita doações diretamente da declaração do imposto de renda para o fundo do idoso. Na hora da declaração o contribuinte pode optar pela escolha do seu estado ou do seu município. Após a declaração anual do imposto de renda, que deve ser feita no modelo completo, basta imprimir o DARF para pagamento”, destacou Viviane Gomes Ribeiro.

O Auditor Fiscal e Delegado da Receita Federal no Tocantins, Ricardo Wagner Magalhães Gomes, também esclarece como funciona para aqueles que têm receio de fazer a doação. “O dinheiro doado por meio da declaração do imposto de renda será abatido caso a pessoa tenha imposto de renda a pagar ou será acrescentado aqueles que tenham imposto de renda a restituir”, disse Gomes.