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Página inicial > NOTÍCIAS > Valorização da jovem advocacia: Conselho Seccional da OABTO aprova atual piso ético da advocacia tocantinense
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OAB/TO COBRA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MAIS INVESTIMENTOS ESTRUTURAIS E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ATENDIMENTO DA ADVOCACIA

  • Publicado: Quarta, 14 Abril 2021 21:42
  • Última Atualização: Domingo, 08 Agosto 2021 22:26
  • Acessos: 172
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OAB/TO cobra do Tribunal de Justiça mais investimentos estruturais e solução de problemas de atendimento da advocacia

 A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins cobrou do Tribunal de Justiça do Tocantins, na tarde desta quarta-feira, 14, mais investimentos estruturais e solução quanto a dificuldade no atendimento da advocacia pelo judiciário após a alteração do regime de trabalho para telepresencial e redução do expediente judicial.

O problema foi reclamação unânime da advocacia durante reunião no Conselho Estadual da OAB/TO, sexta-feira, e no Colégio de Presidentes de Comissões da OAB/TO, segunda-feira. A maior dificuldade apontada pela advocacia está na mudança de modalidade para telepresencial sem garantir a infraestrutura necessária para que esta nova forma de trabalho funcione com eficácia.

O atendimento à distancia do judiciário e a redução do expediente judicial acumulam as demandas de atendimento e exigem mais servidores judiciais, investimento em equipamentos tecnológicos e serviços de internet adequados a essa modalidade a distancia.

“Em muitas Comarcas instaurou-se o regime de teletrabalho e manteve-se a estrutura do atendimento presencial. É o serviço virtual com estrutura analógica. Então em alguns locais do interior temos um ou dois servidores, sem capacitação tecnologica e sem equipamentos adequados, para atender a demanda de milhares de advogados e advogadas em milhares de processos. É inviável que isso funcione. Depois de um ano da pandemia, esse modelo requer uma reformulação urgente, pois é do atendimento e celeridade no atendimento da advocacia pelo judiciário que depende o cidadão para acessar os seus direitos em meio a esta pandemia”, defendeu o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

Para a vice-presidente da OAB/TO, Janay Garcia, a deficiência no atendimento é ainda mais grave nas comarcas do interior: “Todos os dias recebo reclamações de colegas que demoram dias para conseguir se comunicar com as comarcas do interior. Quando conseguem, falta pessoal para encaminhar as demandas, o que arrasta a resolução de questões que poderiam ser simples, por meses”, disse Garcia.

A coordenadora de Comissões da Ordem, Silvana Pinho, destacou que essa é uma demanda unânime de todo o colegiado. “Independente da área de atuação, todos nós advogados e advogadas estamos sofrendo com essa dificuldade enorme de acesso à justiça. A tecnologia é algo bom, mas é necessário que esse modelo seja adequado”, disse Silvana Pinho.

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