Página inicial > NOTÍCIAS > OAB/TO marca posse solene para 30 de março

Alerta: tentativa de golpe sobre pagamentos de precatórios

• Publicado: Terça, 10 Mai 2022 16:08
  • Última Atualização: Terça, 10 Mai 2022 16:20
  • Acessos: 248

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins alerta toda a sociedade tocantinense para a atuação de criminosos que vêm se apresentando como advogados em ações de precatórios para aplicar golpes. Recentemente a OAB/TO tomou conhecimento de uma tentativa contra uma advogada do Tocantins. O caso vem acontecendo em todo o país e inclusive no Estado.

A advogada tocantinense Deborah Pinho recebeu telefonemas de dois criminosos fazendo-se passar por colaboradores do escritório do advogado Haynner Asevedo e outro telefonema em que disseram ser o próprio advogado Haynner. O criminoso que se identificou como colaborador afirmou à advogada que um precatório específico havia sido pago e ela precisava entrar em contato com o advogado e comparecer ao antigo escritório para receber os valores.

Deborah relata que a pessoa tinha informações precisas sobre o número do processo e valores a receber. “O que mais me impressiona é a facilidade de acesso às informações relativas a processos que estão disponíveis, fazendo com que esses criminosos tenham verdadeiras ferramentas para usarem como bem entender”, desabafou.

De acordo com o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, a advogada evitou o golpe, mas o problema pode ocorrer com outras pessoas, principalmente aquelas que não possuem conhecimento ou formação jurídica e que por isso é importante conferir informações com um advogado de confiança. O presidente lamentou que a sociedade e os advogados em especial estejam sujeitos a esse tipo de crime e explicou que há grande prejuizo tanto para a vítima, quanto para o advogado, que tem sua imagem usada para fins ilícitos.

Providências

A Ordem solicitou oficialmente o apoio das autoridades na investigação e na punição severa desse tipo de crime em defesa da sociedade e da imagem do profissional do direito.