Diretorias de Comissões da OAB/TO terão cargos ocupados preferencialmente por jovem advogado (a)
Em uma conquista da advocacia jovem, o requerimento da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, sobre a criação da vaga de Secretário-Geral Adjunto em todas as Comissões foi aprovado em resolução. Com a medida, o artigo 36, parágrafo único do Regimento Interno da OAB/TO, adicionou o cargo de Secretário-Geral Adjunto em todas as comissões da ordem. Desta forma, as vagas devem ser ocupadas preferencialmente por Jovem Advogado, caso a comissão ainda não tenha nenhum jovem advogado (a) empossado (a) nos cargos de diretoria das comissões.
De acordo com o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, a ordem reconhece a importância que a advocacia jovem tem na representatividade e inovação. “Em nossa realidade estadual, os jovens advogados, aqueles que possuem registro de até cinco anos, representam a quase metade dos mais de 11 mil inscritos na OAB/TO. São eles que trazem a realidade daqueles que estão iniciando, para que possamos construir uma advocacia fortalecida e cada vez mais valorizada”, destacou o presidente.
O presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Matheus Martins, pontuou que a criação da Secretaria Adjunta nas Comissões, que concede preferência à Advocacia Jovem, assume papel de destaque em sua composição. “ É a reafirmação do compromisso que essa Gestão tem com a categoria, sendo esta conquista fundamental para jovem advocacia e para aqueles que defendem a renovação na representação da classe, pois a oportunidade amplia a participação e a representatividade da advocacia nos cargos diretivos dando voz ativa às decisões dentro da Ordem”, disse.