Página inicial > NOTÍCIAS > OAB Tocantins discute ajustes na PEC da Reforma Tributária com Senadora Professora Dorinha
Últimas notícias

OAB/TO e TRE/TO se reúnem em Palmas em Projeto Democracia: diálogo e transparência

• Publicado: Sexta, 29 Julho 2022 20:21
  • Última Atualização: Sexta, 29 Julho 2022 20:21
imagem sem descrição.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, participou na tarde desta sexta-feira, 29, do evento do projeto “Democracia: Diálogo e Transparência” promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). A comitiva da OAB/TO liderada pelo presidente, Gedeon Pitaluga, se reuniu com o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Helvecio Brito Maia Neto, para conhecer melhor o sistema eletrônico de votação.

A Ação do TRE visa o enfrentamento à desinformação por meio de um diálogo próximo, franco e aberto com toda a sociedade.

Ao abrir o encontro, o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, destacou a importância da Ordem dos Advogados do Brasil para a democracia e agradeceu o interesse da classe em dialogar com a Justiça Eleitoral a respeito do processo eletrônico de votação.

“A nossa intenção com esse convite, de chamar a advocacia aqui para um encontro na Central de Urnas, é para que haja o diálogo, com absoluta transparência; queremos que conheçam melhor a urna eletrônica e os detalhes de todo o processo eleitoral”, disse.

Participaram do encontro na Central de Urnas advogados e advogadas, incluindo a juíza membro do TRE-TO, Delicia Feitosa - representante da classe dos juristas na Corte Eleitoral, Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica e da Comissao Nacional de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB. Para o presidente da Ordem no Tocantins, Gedeon Pitaluga, “esse diálogo reforça a transparência, os valores democráticos que são tão caros para a sociedade”.

As principais informações a respeito da segurança da urna eletrônica foram repassadas pelo coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística (COSEL) do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Fernando Mendonça Almeida. Durante o bate-papo, ele ressaltou que a segurança do processo eleitoral envolve pessoas, processos e tecnologia; e apresentou os detalhes que envolvem o funcionamento do sistema eletrônico de votação. Ainda durante o encontro os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Central de Urnas, onde ficam armazenados todos os equipamentos de votação utilizados no estado durante as eleições.

Com informações das Ascom/TRE-TO