Página inicial > NOTÍCIAS > No mês da advocacia, Subseções da OAB/TO promovem eventos de integração
Últimas notícias

OAB/TO realiza Desagravo em favor de advogada e lança campanha contra assédio com a presença da Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada em Palmas

• Publicado: Sexta, 19 Agosto 2022 18:14
  • Última Atualização: Segunda, 05 Setembro 2022 15:46
imagem sem descrição.

O Desagravo da Advogada, Ana Cláudia Jorge Cortez contou com a presença da Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno. O Ato de Desagravo ocorreu na  noite desta quinta-feira, 18, no Plenário da OAB/TO, Denise Sucena, no mês da advocacia, durante momento fortemente simbólico que demonstrou o compromisso da Ordem com a defesa das prerrogativas da advogada.

O Ato em defesa da Advogada, Ana Cláudia Jorge Cortez, ocorreu em resposta à violação de prerrogativas ocorrida no dia 25 de maio de 2022 em razão de seu exercício profissional. A Advogada foi insultada e agredida verbalmente pelo Presidente da Câmara do município de Araguaçu quando exercia a advocacia.

Para o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, o momento foi de união da advocacia feminina e o ato demonstra força e o apoio à dignidade da advogada agredida.

“Quando uma mulher advogada é ofendida em suas prerrogativas profissionais, a isonomia, a equidade de gênero, a defesa dos direitos dos cidadãos e cidadãs e o próprio Estado Democrático de Direito são veementemente atingidos, inviabilizando o livre e digno exercício da advocacia. O Ato é uma demonstração que a Ordem dos Advogados do Brasil jamais se calará diante de quaisquer ofensas ao exercício da profissão ou em razão dela”, destacou o presidente.

"As prerrogativas profissionais garantem a defesa de toda a sociedade, motivo pelo qual a OAB Tocantins segue forte e combativa na defesa intransigente desses direitos. O Ato de Desagravo atua justamente em face da arbitrariedade cometida contra as prerrogativas da Dra. Ana Cláudia. É inaceitável qualquer forma de violência contra a mulher, e em especial, neste momento, contra a mulher advogada. O Desagravo e o lançamento da campanha Advocacia sem assédio fortalecem a instituição e enaltecem a importância da mulher advogada", pontuou a presidente da Subseção de Alvorada, Ana Luiza .

Lançamento da Campanha Advocacia Sem Assédio

“Hoje nós temos 50% das mulheres ocupando os espaços da Ordem e nós estamos conseguindo chegar até aqui". As palavras da conselheira e presidenta da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CMA), Cristiane Damasceno, marcaram o lançamento da campanha Advocacia Sem Assédio. O evento de lançamento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, ocorreu na noite desta quinta-feira, 18, no Plenário da OAB/TO, Denise Sucena, com a presença de diversas mulheres advogadas apoiadoras da causa.

Durante o lançamento, o Presidente Gedeon Pitaluga pediu licença aos demais presentes e transferiu simbolicamente a presidência da Ordem e do evento à  vice-presidente da OAB/TO, Priscila Madruga, que abriu a solenidade dando as boas-vindas às participantes. “É um ato histórico do qual estamos protagonizando, pois estamos ocupando nossos espaços e fazendo valer a nossa voz. É lindo ver esse plenário ecoando em tom feminino a voz de uma luta que é todas”, celebrou Priscila Madruga.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Harini Cecchin, informou que a campanha é contínua e deve seguir até o fim da gestão. “Essa é a tradução da campanha advocacia sem assédio, a luta por um ambiente seguro e saudável para que nós possamos ser a tão sonhada e constitucionalmente falada “função essencial à justiça" e vamos lembrar dela não só hoje no dia do lançamento em sim todos os dias, e de onde estivermos”, ressaltou.

Cristiane Damaceno relembrou a luta de grandes mulheres advogadas para que hoje 50% dos cargos da Ordem, assim como em vários outros ambientes e instituições, estivessem ocupados por mulheres. “Todo caminho percorrido por  Esperança Garcia perpassando por Myrthes Gomes, assim como outras mulheres, aqui mesmo da OAB Tocantins,  como a advogada Dorema, nos fez sentar nessas cadeiras. E hoje nós temos um sistema coeso  e unido dentro da OAB/TO em torno dessa pauta, pois os 27 estados apoiam este projeto”.

Participaram ainda da mesa de abertura do lançamento da campanha, a procuradora-geral de prerrogativas, Aurideia Loila; a secretária-geral da OAB/TO, Jandra de Paula;  a juíza do Tribunal Regional Eleitoral,  Delícia Feitosa Ferreira Sudbrack; a advogada, Ana Cláudia Jorge Cortez; a advogada Dorema Costa, membra fundadora da CMA da OAB Tocantins; a Ouvidora Geral Janay Garcia; a advogada, Kellen Pedreira, fundadora do Movimento Mais Mulheres na OAB e Vice Coordenadora Nacional do Exame de Ordem do Conselho Federal; as Conselheiras Federais, Ana Laura Coutinho e Hélia Nara Parente; as Coordenadoras da OAB/TO Ariane de Paula e Silvana Pinho.