Página inicial > NOTÍCIAS > NOTA OAB TOCANTINS

• Publicado: Quinta, 08 Julho 2021 23:51
  • Última Atualização: Quinta, 15 Julho 2021 05:51
imagem sem descrição.

Advogada indígena toma posse como dirigente da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins viveu um momento histórico nesta quinta-feira, 08, com a posse da primeira mulher indígena a ocupar um cargo na recém criada Comissão de Direito Indígena da instituição. A advogada Wamandiry Auce, nova membra da CDI/TO, foi recebida pelo presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga, e pela conselheira federal da OAB, Kellen Pedreira.

“A política é feita de gestos. Sem dúvida estar aqui participando deste momento histórico tem um significado especial para nossa gestão. O respeito às comunidades tradicionais e aos seus direitos são compromissos da Ordem com a sociedade”, ressaltou Pitaluga.

Para a conselheira federal da OAB, Kellen Pedreira, que sempre lutou pela inclusão das comunidades indígenas, esse momento tornou-se um marco na história da OAB/TO. “Estou emocionada de ver os povos tradicionais representados e empoderados dentro da Ordem. Ver uma mulher alcançar este espaço mostra que todo o trabalho do movimento de mulheres advogadas tem valido a pena”, afirmou Kellen Pedreira.

“A importância não é só em ser a primeira mulher indígena como dirigente da comissão dos direitos indígenas, mas de representar os índios e todos aqueles que precisam de uma oportunidade de ser especial, seja do menor ao maior. Visto que perante Deus somos todos iguais. Devemos ouvir mais para ter sabedoria em tomar as atitudes certas no decorrer dessa jornada”, destacou a Wamandiry Auce.