OAB Tocantins realiza desagravo histórico em Araguaína no Dia da Advocacia
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins realizou o Ato Solene de desagravo, no Dia da Advocacia, a última sexta-feira, 11, em favor do advogado Victor Gutieres Ferreira Milhomem. A mobilização organizada pela OAB/TO aconteceu no Complexo de Delegacias, na cidade de Araguaína e contou com a participação do presidente, Gedeon Pitaluga, da procuradora de prerrogativas, Auridéia Loiola, além dos demais dirigentes da Subseção, e advogados de todo o Estado do Tocantins.
A motivação do desagravo foi o impedimento, por parte do Delegado da 26ª Delegacia de Polícia Civil de Araguaína/TO, do exercício profissional da advocacia, quando no dia 17 de abril de 2023, o advogado Victor Gutieres foi impossibilitado de acompanhar seus clientes, que são testemunhas em Inquérito Policial em oitiva e de emitir certidão com esta informação, mesmo com requerimento formal.
“A Ordem dos Advogados do Brasil, nesta gestão, tem celebrado o Dia da Advocacia de uma forma diferente nos últimos anos. Ela tem defendido a classe e entregado muitos resultados. E neste dia tão simbólico, assim como em todos os outros, não aceitaremos nada menos do que a garantia das prerrogativas e o livre e valoroso exercício da nossa profissão!”, afirmou Pitaluga.
“Como disse Sobral Pinto, advocacia não é para covardes! Parabéns advocacia araguainense e tocantinense, a diretoria da OAB não mediu esforços para me representar. Essa mobilização com advogados de todo o Tocantins é a nossa resposta quando dizem que a advocacia não é unida”, defendeu o advogado Victor Gutieres.
Desde 2019, a atual gestão da Ordem reforçou seu trabalho e trava uma luta intransigente em defesa das prerrogativas da classe. Foram dezenas de Atos de Desagravos realizados ao longo dos últimos 4 anos.
“Hoje é um dia histórico para Araguaína, este é o nosso primeiro desagravo em defesa das prerrogativas da advocacia. A subseção só tem a agradecer a OAB Tocantins que é, e sempre será, incansável na defesa das garantias da advocacia tocantinense”, comemorou o presidente da Subseção, Davi Morais.
Para a procuradora de prerrogativas, Auridéia Loiola, disse: “temos orgulho de fazer parte de uma classe de profissionais que se une e defende uns aos outros. Onde existir um advogado ou uma advogada que tenha suas prerrogativas violadas, é compromisso dessa gestão estar lá para defendê-lo”.